Alunos da SESI Escola Mossoró participam de dinâmica do ovo que incentiva responsabilidade

21/03/2023   10h58

 

Uma dinâmica lúdica escolar foi aplicada como parte de uma tarefa para ensinar aos alunos da 6ª série da SESI Escola RN como desenvolver responsabilidade, cuidado e disciplina. É a dinâmica de cuidar do ovo como se fosse uma pessoa.

 

Para a atividade, o professor de Projeto de Aprendizagem na SESI Escola Mossoró, Airton Baracho, deu a cada um dos alunos um ovo cozido e para cuidarem durante uma semana. A orientação foi de cuidados com o ovo 24 horas por dia, sem poder deixar o ovo sem supervisão a menos que houvesse alguém disponível para assumir temporariamente a responsabilidade, e que mantivessem um registro diário.

 

“As crianças realmente se interessaram por este projeto. Eles pintaram rostos nos ovos, fizeram roupas e até mesmo berços para os ovos. Tivemos alguns casos de abandono de ovos. Apesar do lado humorístico da tarefa, os alunos compreenderam o propósito de cuidar dos ovos. para ensinar a responsabilidade”, diz professor.

 

O intuito principal da área de aprendizagem da aula é ensinar ao aluno que ele é responsável por suas ações. “Durante a semana, as crianças me diziam seus relatos. A turma estava cheia de respostas, expectativas e animada para relatar suas experiências. Muitos alunos carregavam seu ovo em uma bolsa de moedas, caixinha, estojos”, conta Baracho.

 

O professor lembra que, para os alunos, carregar o ovo consigo era a parte mais difícil. Ele relatou algumas falas sem citar nomes: “Você tem que se preocupar como se fosse um bebê, mas de certa forma você se apega ao ovo”; “Ser responsável pelo ovo era o mais difícil”; “Você tem que prestar atenção e dar todo o seu tempo para cuidar de um ovo enquanto cuida de uma criança”, entre outros depoimentos dos alunos.