Alunos da SESI Escola Mossoró são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

28/08/2024   10h58

 

Quatro alunos da SESI Escola Mossoró foram premiados na edição de 2024 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento, realizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), tem como objetivo promover o interesse pela Astronomia, Astronáutica e Ciências entre estudantes de todo o Brasil e do exterior.

 

As escolas SESI-RN costumam participar da OBA e ao longo dos anos tem conquistado reconhecimentos e premiações. Neste ano, a instituição garantiu pódios. Os alunos Gabriel Andrade (2ª série), Sérgio Paiva (1ª série) e Olga Vitória (3ª série) conquistaram medalhas de bronze, enquanto Luísa Ramalho (2ª série) foi premiada com a medalha de ouro.

 

O professor de física Leonardo da Silva Garcia, responsável pela preparação dos alunos, destacou a importância de estimular a participação em olimpíadas científicas como a OBA. “Ao longo dos anos estamos ganhando cada vez mais reconhecimento com nossa escola pois conquistamos com nossos alunos medalhas de bronze, prata e ouro, e ver nossos alunos disputando para vagas internacionais é o sinalizador que estamos no caminho certo”, destaca.

 

Segundo a aluna Luísa Ramalho, medalhista de ouro, a experiência de participar da OBA foi significativa na sua vida acadêmica. “Participar da OBA foi uma experiência muito boa, pois foi a primeira vez que eu participei de uma olimpíada de astronomia, esta é uma área que eu gosto muito. Quando eu participei da OBA pela primeira vez, mesmo sem ter visto todos os assuntos, consegui medalha de prata, este ano eu estudei e foi uma experiência maravilhosa pois conquistei medalha de ouro e é algo que eu não sei explicar”, detalha.

 

O supervisor da SESI Escola Mossoró, Elton Gomes, enfatizou que a participação nas olimpíadas proporciona aos alunos a oportunidade de explorar conhecimentos que vão além do currículo comum. “O aluno que participa de olimpíada desbrava um novo mundo acadêmico com conhecimentos que vão além da grade curricular comum, fazendo assim uma imersão em conteúdo mais aprofundados, trazendo-lhes diversas conquistas pessoais”, ressalta.

 

Com as premiações, os alunos da SESI Escola Mossoró seguem agora para a seletiva que definirá as equipes brasileiras na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). A seleção será realizada pela comissão organizadora da OBA, conforme as normas das competições internacionais.