Alunos da SESI Escola Mossoró se preparam para participar do maior Festival Teatral do estado

22/03/2023   14h07

 

Um grupo composto por 20 alunos da SESI Escola de Mossoró se prepara para participar do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN) 2023, considerado como o maior do estado, que acontece no segundo semestre desse ano. Sob a coordenação dos professores Criscianne Ellen e Airton Baracho, os alunos desenvolveram trabalhos em diversas categorias e canalizam impulsos criativos, criando confiança em seu talento artístico e valor individual.

 

A SESI Escola tem em suas atividades de arte, a proposta de ser um lugar de formação permanente na linguagem teatral e como um lugar de encontros e intercâmbio de conhecimentos. Em resumo, o teatro na escola é uma atividade importante que contribui para o desenvolvimento pessoal, social e cultural dos alunos, ajudando-os a se tornarem mais criativos, empáticos, confiantes e colaborativos.

 

Os organizadores contam que os alunos já estão ansiosos para a edição deste ano. “É um trabalho motivante e gratificante. Principalmente em ver a dedicação de nossos alunos perante aos desafios”, disse o professor Airton Baracho.

 

A gerente de executiva de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, explica que para a escola, o teatro é uma arte que tem muitos benefícios para a educação e o desenvolvimento dos alunos na escola. “É importante como desenvolvimento da criatividade, desenvolvimento da empatia, da comunicação, da autoconfiança, do trabalho em equipe, isso tudo em conexão com outras disciplinas”, diz.

 

No ano passado, a SESI Escola Mossoró apresentou a peça “Nos tempos de Maria”, que abordou sobre a vida das mulheres nordestina, durante a 16ª edição do FESTUERN.

 

“Em 2022, a SESI Escola Mossoró ofereceu muitas oportunidades para alunos do ensino médio. Um resultado de muito trabalho, esforço, dedicação e determinação. Uma delas foi o grupo de teatro que teve como objetivo o desenvolvimento da habilidade artística para experimentarem e assumirem riscos com formas de expressão teatral em um ambiente de confiança e colaboração”, lembra a professora Criscianne Ellen.

 

FESTUERN
O Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte é um Programa Interdisciplinar de Teatro Escolar que acontece anualmente e existe desde 2003. É promovido pela Pró-Reitoria de Extensão-PROEX da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e objetiva promover, difundir e divulgar as manifestações artístico-culturais, como bem social indispensável na formação integral do ser humano, valorizando a escola e a universidade como espaços de produção de cultura e conhecimento.