Alunos da SESI Escola RN são contemplados com bolsas de estudos para universidades internacionais

19/10/2023   13h44

 

Mais de 100 alunos da SESI Escola do Rio Grande do Norte foram contemplados com bolsas de estudos, entre descontos de 10% a 50%, no Concurso Internacional de Redação da Immerse Education, para cursos em universidades internacionais. Sendo mais de 90 premiados da unidade da SESI Escola Mossoró, com bolsas nas universidades de Oxford, Cambridge, Nova York, Toronto e Sidney; além de alunos da SESI Escola São Gonçalo do Amarante. “Isso é um resultado muito significativo, sendo este um concurso relevante e conhecido internacionalmente”, diz a gerente executiva de Educação do SESI-RN, Karenine Medina.

 

Os vencedores ganham uma bolsa de estudo integral ou parcial para um curso de verão referente a área escolhida de estudo. Os segundos classificados recebem bolsas parciais de até 50% para estudar o curso escolhido. O número de bolsas parciais depende do número de inscritos. Normalmente, 7% dos candidatos recebem bolsa do Immerse.

 

Para Ainsley Morais, do 1° ano, do Curso de Engenharia, participar do Concurso Internacional de Redação da Immerse Education foi uma experiência incrível. “Além de me desafiar a aprimorar minhas habilidades de redação, essa competição me concedeu a oportunidade de ganhar uma bolsa de 50% para o curso de Engenharia. Estou emocionado por essa conquista e agradeço ao professor Airton Baracho por me ajudar a chegar a esse resultado, sei que não é fácil estar entre os 7% em um concurso em nível internacional”, diz o aluno.

 

Abraão Lucas, do 1° ano do Ensino Médio da SESI Escola, aprovado para o Curso de Inteligência Artificial participou do concurso pela primeira vez. “Foi uma verdadeira aventura intelectual, de pesquisa e leitura para ter uma base acadêmica no texto. Escrever sobre temas relevantes para a Inteligência Artificial me permitiu explorar meu amor por essa área. E receber uma bolsa de 50% para o curso de Inteligência Artificial é um passo significativo em direção aos meus objetivos acadêmicos, para muitos pode não ser muito, mas para mim é bastante significativo para o meu futuro e estou animado para os próximos concursos. Agradeço ao SESI por ter contribuído e me ajudado a alcançar esse resultado”, comemora Abraão Lucas.

 

A preparação na SESI Escola levou dois meses de estudos, orientações e pesquisas, pois a redação é em nível acadêmico. “A Immerse oferece uma ampla variedade de programas, incluindo cursos para pessoas com espírito criativo, como Belas Artes, Escrita Criativa e Design de Jogos; e para aqueles com inclinação técnica, como Codificação e Nanotecnologia; bem como cursos baseados em Ciências e Matemática, como Ciências da Terra, Matemática, Medicina, Química e outros”, explica o professor Airton Neves Baracho.

 

Ele acrescenta que a redação é uma parte importante da vida estudantil e universitária. “Ao participar do Concurso de Redação da Immerse Education, os estudantes estarão desafiando suas habilidades de redação acadêmica, bem como sua capacidade de pesquisar tópicos de forma independente, referenciar sua leitura e aprimorar seu conhecimento do assunto”, complementa o professor.

 

O objetivo do concurso é desafiar os estudantes de forma semelhante as redações universitárias, envolvendo suas habilidades de aprendizado independente, redação acadêmica e capacidade de trabalhar com prazos.

 

A SESI Escola teve alunos com resultados acima de 50%, sendo eles: Ainsley Morais 50% para o curso de Engenharia; Abraão Lucas 50% para o curso de Inteligência Artificial; Sofia Melina 50% para o curso de Arquitetura. E alunos para bolsas em Matemática, Robótica, Nanotecnologia, Biologia, Medicina e Direito.

 

Sofia Melina, do 3° ano do Ensino Médio, participa pela segunda vez do Concurso Internacional de Redação e conquistou bolsa para o curso de verão em Arquitetura. “Na primeira vez, tive a honra de receber 10% da bolsa e agora estou muito feliz por receber uma bolsa de 50% para o curso de Arquitetura, pois é um passo significativo em direção à minha paixão por design e construção e vou prestar o ENEM com esse objetivo. Esse concurso me fez perceber a importância da escrita persuasiva, pesquisas e leituras de artigos acadêmicos. Infelizmente não tenho condições de custear os outros 50% da bolsa, mas com certeza valeu a experiencia”, diz Sofia.

 

Acompanhamento Pedagógico
Os professores Airton Baracho e Artuane Baracho estiveram juntos para desenvolver o trabalho de incentivar os alunos a participarem do Concurso da Immerse Education.

 

O professor Airton Baracho destaca a importância de cultivar as habilidades de escrita, pensamento crítico e criatividade não pode ser subestimada, pois a participação dos alunos nesse concurso representa uma oportunidade única para eles explorarem essas habilidades e alcançarem reconhecimento internacional. “Ao longo dos anos, temos visto o impacto transformador desse concurso em mais de 100 alunos que foram contemplados”, enfatiza.

 

Para ele, cada conquista é uma vitória para a educação, uma celebração dos esforços e dedicação. “Ver nossos alunos receberem bolsas para cursos de Engenharia, Inteligência Artificial, Arquitetura e muitos outros é motivo de orgulho. Saber que estamos ajudando a moldar o futuro deles e a abrir portas para oportunidades incríveis é o que nos motiva a continuar incentivando a participação”, destaca.

 

Segundo a professora de inglês Artuane Baracho, esse ano foi a primeira vez que a SESI Escola SGA participa do concurso. “Sabemos que escrever bem é uma habilidade fundamental para a vida, independentemente do caminho que eles escolham. Esse concurso ofereceu a eles a chance de aprimorar suas habilidades de escrita no idioma e, ao mesmo tempo, ganhar reconhecimento por suas realizações”, afirma.

 

“Toda SESI Escola está comemorando os resultados tendo em vista que os participantes premiados pelo seu trabalho, também receberão um certificado oficial do Concurso de Redação da Immerse Education. Isto confirma a sua participação no concurso e o seu resultado. Acreditamos que nossos alunos são capazes de conquistar o mundo, e a SESI Escola é a ponte que os prepara e os conduzem para fazer tudo isso”, conclui a professora Artuane Baracho.

 

A gerente executiva de Educação do SESI-RN, Karenine Medida, reforça que os resultados são verdadeiramente inspiradores. “Aqui tivemos algo em torno de 10 alunos sendo contemplados com bolsas em cursos de alto nível, o que é uma confirmação do impacto positivo. Eles não apenas ganham a chance de aprimorar suas habilidades, mas também abrem portas para um futuro promissor e estamos incrivelmente orgulhosos dos nossos alunos e ansiosos para continuar apoiando-os nessa jornada”, explica.

 

Texto: Jô Lopes com informações da SESI Escola
Imagem: Immerse Education
Edição: Sara Vasconcelos
#SESI #EDUCAÇÃO #IMMERSEEDUCATION