Alunos da SESI Escola RN se preparam para o Desafio Labdisc de laboratórios portáteis

6/02/2023   15h26

 

Alunos das SESI Escolas de Mossoró e de São Gonçalo do Amarante se preparam para o Desafio Labdisc, concurso organizado pela Didatech, em parceria com o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria. O objetivo é estimular experimentos realizados nas escolas da Rede SESI, com a participação de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio por meio da utilização dos laboratórios portáteis — Labdisc.

 

“Irão participar do Desafio Labdisc estudantes das duas unidades da SESI Escola RN, que estejam no 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio”, informa Leonardo da Silva Garcia, professor de Física e de Oficinas Tecnológicas e interlocutor de Educação Tecnológica da unidade do SESI de Mossoró. Ele explica que os alunos serão preparados pelos professores dessas escolas.

 

O concurso de “Desafio Labdisc – Rede SESI” incentiva práticas investigativas por meio da utilização dos laboratórios portáteis Labdisc. “Vale ressaltar que entende-se como ‘práticas investigativas’ o desenvolvimento de experimentos inéditos, que deverão abordar as temáticas relacionadas às áreas de conhecimento de Ciências da Natureza ou de Matemática”, diz o professor.

 

“A participação dos estudantes neste desafio estimula a desenvolver competências socioemocionais, previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), indispensáveis para o mundo do trabalho, estimulando a capacidade dos estudantes de utilizar os conhecimentos adquiridos no dia a dia, além de expandir o espírito participativo e o trabalho em equipe, como sendo atitudes positivas e enriquecedoras na formação do cidadão, como também estimular o processo de ensino e aprendizagem, aproximando o cotidiano do estudante à investigação científica, por meio da formulação e da resolução de problemas”, destaca.

 

Os professores e os alunos devem desenvolver, para o concurso, experimentos inéditos com o Labdisc. O Experimento Inédito deverá ser apresentado por meio de um vídeo. A fonte de pesquisa deve ser um dos livros do “Projeto Um Mundo de Conhecimento”.

 

“A SESI Escola RN estimula sempre a participação dos discentes em projetos como este pois entende que são oportunidades que contribuem ativamente na formação de seus alunos, utilizando recursos tecnológicos na resolução de situações problemas, o que faz o SESI Escola ser uma escola de referência”, ressalta Leonardo da Silva Garcia.

 

As inscrições para o Desafio Labdisc vão até o dia 30 de junho deste ano. O período de avaliação dos experimentos será de 1º a 31 de julho, com divulgação dos resultados e primeiro a 10 de agosto. O Evento Virtual de Premiação está programado para o dia 15 de agosto.