Alunos da SESI Escola SGA promovem Colônia de Férias para crianças com câncer

26/01/2023   12h12

 

Alunos da SESI Escola de referência São Gonçalo do Amarante promoveram uma Colônia de férias para crianças assistidas pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC). Cinco estudantes que formam a equipe BATLEGO se preparam para o Torneio SESI de Robótica, que acontece dia 10 fevereiro com a etapa regional. Além de construir e programar robôs lego para cumprir missões, o grupo precisa demonstrar valores e princípios da competição, o chamado Core Values, bem como trabalhar um projeto social relevante.

 

A equipe Batlegos é formada por Geovana Nancy Silva Torres, Guilherme de Sousa Lacerda, Nicollas Luiz Amaral de Freitas, Samira de Lemos Severo e Ana Flávia Nunes Cavalcanti; tendo como Técnico de equipe o professor Josinaldo Araújo, da disciplina Ciências Naturais e de Oficinas Tecnológicas.

 

 

Como forma de agradecimento as crianças do GACC exibiram seus talentos e pintaram telas demonstrando momentos vivenciados durante a colônia. O GACC é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 27 anos no amparo às crianças em tratamento oncológico e hematológico.

 

Durante o mês de janeiro, a BATLEGO desenvolveu atividades lúdicas de montagem, controle e programação utilizando kits de robótica Lego. A integrante Geovana Torres conta que está sendo uma experiência incrível participar do torneio e ajudar pessoas utilizando a tecnologia a favor da educação.

 

Todos os integrantes da equipe que realizaram a Colônia de Férias no Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) são da segunda série do Ensino Médio. Exceto Nicolas, que é do 9º ano Ensino Fundamental 2.

 

 

O professor e técnico da equipe, Josinaldo Araújo, destaca que a ação evidencia o quanto a educação tecnológica é importante e está presente na vida dos jovens. “Ela é capaz de proporcionar desenvolvimento de novas habilidades por meio da diversão. A robótica educacional é uma ferramenta pedagógica que facilita o processo de ensino e de aprendizagem”, afirma.

 

Segundo Rafaela Brito, arte educadora do GACC, as aulas de robótica educacional foram muito importantes, trazendo um caráter multidisciplinar abordando vários conteúdos de física, matemática e programação.

 

“As crianças aprenderam assuntos como funcionamento de motores e de componentes eletrônicos. Percebi que existe muita arte e criatividade na parte de criação dos designers dos legos, com certeza fez toda diferença em nosso dia a dia neste período de férias além de trazer muita alegria e muito conhecimento deste mundo fantástico da robótica”, destacou.