Com mais de 120 medalhas, alunos da SESI Escola RN são destaque em competições escolares em 2022

12/01/2023   17h36

O ano de 2022 foi de glórias para a rede SESI Escola no Rio Grande do Norte em competições escolares. Alunos e alunas das unidades de São Gonçalo do Amarante e Mossoró participaram de 19 competições diferentes e garantiram 123 medalhas de ouro, prata, bronze e de menção honrosa, além de premiações com bolsas de estudo nas competições.

 

A gerente executiva de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, explica que as competições que os alunos participaram ao longo do ano passado tiveram como objetivo despertar e estimular o interesse pelo estudo nas mais diversas áreas do conhecimento; além de identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

 

“A SESI Escola RN parabeniza todos os alunos que buscam aprendizagem por meio da participação em olimpíadas científicas e torneios esportivos, bem como seus familiares que além de incentivar os jovens, acreditam no trabalho desenvolvido pelos profissionais da Rede SESI-RN”, afirma Karenine.

 

As competições de conhecimento foram o principal destaque nos resultados, com 97 medalhas. Dessas, 61 foram conquistadas na Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil, realizada pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC) e de Turismo (MTur), que promoveu a reflexão não só sobre a importância da Independência em si, mas sobre todos os seus desdobramentos num espectro mais amplo que o histórico.

 

No Canguru de Matemática, foram outras 29 medalhas, incluindo uma de ouro conquistada pelo aluno SESI-SENAI Nicolas de Freitas. O Concurso Canguru de Matemática surgiu na França e é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países.

 

Já nos tradicionais Jogos Escolares do RN, os Jerns, que completaram 50 anos de realização no ano passado, 126 alunos formaram a delegação que representou a SESI Escola em dez modalidades. No xadrez, a SESI Escola Mossoró conquistou o 1º lugar no individual masculino e o 2º no individual feminino, além do 1º lugar em equipes femininas e 3º em equipes masculinas. Já a SESI Escola SGA garantiu a 5ª colocação geral na categoria infantil e o 8º na juvenil, com medalhas de prata e de bronze no judô.

 

Além da participação em campeonatos esportivos, os alunos também se destacaram em torneios de robótica. Na etapa regional da First Lego League (FLL), modalidade realizada dentro do Torneio SESI de Robótica, as equipes Soldados do Araripe, Phoenyx e Aguará, da SESI Escola Mossoró, conquistaram, respectivamente, os prêmios de Projeto de Inovação, Champions e Design de Robô.

 

A equipe P0T1BOT, com alunos do ensino médio da SESI Escola São Gonçalo do Amarante e do ensino técnico SESI-SENAI, representou o estado no Torneio Internacional de Robótica, onde conquistou o prêmio de Team Spirit.