Alunos do Ensino Médio Articulado do SESI-SENAI colam grau em noite de celebração no Solar Bela Vista

13/12/2022   13h22

 

O pátio externo do SESI Solar Bela Vista foi palco do encerramento da jornada escolar de 76 jovens na noite dessa segunda-feira (12). Trajando as tradicionais becas e portando canudos, os alunos do Ensino Médio Articulado do SESI-SENAI Rio Grande do Norte celebraram a colação de grau.

 

A cerimônia contou com a presença de familiares, amigos, professores e profissionais administrativos da SESI Escola. O superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins, e o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Diniz de Mello, compuseram a mesa de honra do evento, que marcou a finalização da trajetória das turmas de formação técnica em Informática para Internet e de Programação de Jogos Digitais.

 

“Hoje é um dia muito especial, pois temos mais de 70 jovens que serão ofertados ao mercado de trabalho de forma diferenciada”, discursou Martins. “A educação é um grande pilar do Sistema Indústria, porque um país só se desenvolve verdadeiramente por meio da educação dos nossos jovens. Sendo assim, estamos com o futuro do desenvolvimento do nosso país. Cada um terá a responsabilidade de construir esse futuro”, completou.

 

 

O superintendente do SESI-RN também agradeceu aos pais e professores. “Não conseguimos fazer uma educação de qualidade apenas com estrutura física, mas sim com professores de qualidade, que tenho certeza que todos tiveram ao longo de três anos. Agradeço aos pais, que depositaram confiança ao entregar os filhos ao SESI e ao SENAI para receber a educação que propomos fazer”, disse.

 

Já o diretor do SENAI-RN afirmou que “o sucesso, muitas vezes, é uma graça, mas, na maioria das vezes, é construído com muito esforço”. “Espero que todos tenham muito sucesso na vida e que todos os conhecimentos adquiridos ao longo desses anos sejam importantes para cada um”, afirmou Mello.

 

 

“Hoje, os alunos concluem uma etapa junto ao SESI e ao SENAI, mas que marca o começo de uma etapa ainda mais difícil. Seguirão caminhos diversos, mas precisarão manter sempre a atualização das tecnologias e conhecimentos que utilizam”, completou, reforçando o compromisso de garantir uma bolsa de estudos para o curso de Robótica Industrial aos alunos integrantes da equipe que participou Torneio Internacional de Robótica, no Rio de Janeiro, em agosto deste ano.

 

O professor Fernando Laerte da Silva, do SESI, homenageado como paraninfo da turma ao lado dos professores Thiago de Nazaré da Rocha Duarte e George Henrique da Silva Viana, do SENAI, foi responsável pelo discurso em nome do corpo docente. “Aprendemos muito com vocês. Somos gratos pelo destino ter cruzado nossas histórias”, destacou.

 

 

“Palavras são nossa fonte inesgotável de magia. Faço uso das minhas para desejar um futuro promissor e de sucesso na vida acadêmica, profissional e pessoal. Nada nos deixará mais felizes do que ver cada um voando alto”, finalizou o paraninfo.

 

Já o orador das turmas, Marcos Aurélio Bezerra Lima da Silva, discursou sobre gratidão, perdas e erros e sobre a jornada que se inicia após a vida escolar. “A vida não é sobre onde você chegou, mas sobre como chegou. Por isso, vale parabenizar cada um que chegou até aqui, independente de as caminhadas terem sido distintas. Cada um sabe daquilo que passou e o que precisou ser feito para vencer”, afirmou.

 

 

Depois de agradecer a todo corpo docente e à equipe de educação SESI-SENAI, o jovem se emocionou ao lembrar da colega Ludmila Barros, que faleceu em 2021 em decorrência da covid-19. “Quero fazer uma menção importante a um anjo que nós temos em comum. Sei que ela nos escuta e quero agradecer. Sinto muito por não estar mais conosco de corpo, mas sei que está com todos nós de alma”, declarou Marcos.

 

Após o juramento da aluna Maria Eduarda Dantas de Oliveira, os formandos colaram grau, receberam seus canudos e fizeram voar os capelos.