Alunos do Inova SENAI do Rio Grande do Norte são premiados por projetos de inovação

25/02/2022   12h05

As equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem industrial no estado que participaram do programa Inova Senai Rio Grande do Norte 2021 se destacaram e receberam a premiação por projetos de inovação. Este ano foram vencedores quatro projetos de inovação nas categorias “Em busca de parceiros” e “Em parceria com Empresa” das Unidades Centro de Tecnologias do Gás & Energias Renováveis (CTGAS-ER), Centro de Educação em Tecnologias Clóvis Motta (CET-CM) e Centro de Educação e Tecnologia Flávio Azevedo (CET-FA).

O Inova SENAI é um concurso de projetos de inovação realizado, anualmente, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para que os alunos desenvolvam soluções para problemas cotidianos.

A premiação, explica a interlocutora Aline Maria de Melo Paris Rego, será uma mentoria por equipe para aprimoramento do projeto para participação do INOVA NACIONAL, incubação do projeto em parceria com a incubadora SINERGIA do SENAI PB além de troféus, medalhas e brinde para toda a equipe participante.

INOVA SENAI RN 2021

O INOVA SENAI é uma ação de abrangência regional e nacional direcionada a alunos, técnicos e docentes dos Departamentos Regionais (DRs) do SENAI, voltada à captação e premiação de projetos de inovação desenvolvidos por meio de competências alinhadas com as demandas da indústria e do mercado brasileiros.

A interlocutora Aline Maria Rego explica que, em 2021, as equipes também puderam apresentar seus projetos no MUNDO SENAI, realizado em Santa Cruz, onde tiveram feedbacks das empresas sobre os projetos e ideias para aprimorá-los. Cada projeto envolve em média dois alunos e dois docentes do SENAI, de todas as unidades do estado.

Entre as ideias desenvolvidas pelos alunos estão: soluções para segurança biométrica, utilização de biomassa vegetal, construção ecológica, reutilização de água e impressão 3D.

Conheça os projetos:

CATEGORIA “EM BUSCA DE PARCEIROS”
1º Colocado: Techohand
Unidade: CTGAS-ER
Projeto: Dispositivo capaz de fornecer ou detectar dados (de parada, problemas técnicos, entre outros) de máquinas e equipamentos por meio remoto.

2º Colocado: Madeira transparente como substituição do vidro
Unidade: CET-FA
Projeto: Fabricação de madeira transparente para utilizar na substituição do vidro.

CATEGORIA “EM PARCERIA COM EMPRESA”
1º Colocado: ESSENTIALLITY NITTEX
Unidade: CET-CM
Empresa parceira: VICUNHA
Projeto: Desenvolvimento de malhas têxteis antiodor a base de óleos naturais que neutralizam os odores da transpiração.

2º Colocado: ROSEAME – Reestruturação e Otimização do Sistema de Enchimento de Água Mineral Envasada
Unidade: CTGAS-ER
Empresa parceira: MARINOX Ind. e Com. Eireli
Projeto: Aprimoramento no processo de envase de água mineral, proporcionando um aumento de produtividade de 20% a 50%.