Alunos do SENAI Moda participam de exposição no Natal Shopping com peças inspiradas em bairros de Natal

30/03/2023   17h51

Com o objetivo de trabalhar a criatividade, sustentabilidade e a pesquisa histórica e iconográfica da cidade de Natal, os alunos do SENAI Moda, à convite do Espaço Jornada na Cidade (@jornadanobosque) e Instituto Casadágua estão participando da Expo Moda Cidade Vestida, que acontece no espaço Jornada Sobre a Cidade, no Natal Shopping, até quinta-feira (6).

 

A coordenadora técnica do Setor de Moda do SENAI Moda, Jéssica Cerejeira, disse que o convite foi feito por Maurício Panella, responsável pelo projeto Jornada na Cidade. “Para que a moda integrasse a programação do espaço e eu lancei o seguinte desafio para os alunos: eles precisariam criar um look inteiro feito com retalhos, inspirados nos bairros da cidade de natal”, disse.

 

 

Jéssica lembrou que os alunos foram pesquisar a história dos bairros e buscar elementos iconográficos. “Nisso, foram criando em cima do manequim, utilizando a técnica de moulage [técnica de modelagem onde a construção da peça é feita diretamente sobre o manequim, utilizando alfinetes e muita criatividade]”, explicou.

 

Para a confecção das peças, foram usados retalhos da empresa Vankoke, que foram doados ao SENAI Moda para serem usados no trabalho de criação inspirado na temática dos bairros de Natal. “Ações como essa são muito importantes, pois dão visibilidade ao curso e mostra a criatividade dos nossos alunos”, afirmou.

 

 

Jéssica Cerejeira ressaltou a relevância de trabalhos como esse ocuparem novos espaços, mostrando um pouco do que os nossos alunos de moda desenvolvem no SENAI. “Os projetos dos alunos foram sendo desenvolvidos com o suporte e mediação do Dinedso Fonseca, disse.

 

Dinedso contou que foi uma experiência enriquecedora para os alunos, no qual a criatividade deles foi colocada em teste, uma vez que estavam lidando com diversos materiais, texturas e cores e só tiveram contato com essas matérias primas, no momento da confecção das peças, pois até então não faziam ideia do que iriam encontrar.

 

Jéssica enalteceu o fortalecimento do cenário da moda de Natal com um evento como esse. “Importante para promover o contato dos alunos com esse tipo de desafio: criar em cima de matérias primas que iriam para descarte e transformar esses insumos em obras de arte, trabalhando a criatividade, a sustentabilidade e a metodologia de ensino do SENAI”, declarou.

 

 

Além disso, incentivar os alunos a pesquisar e conhecer a fundo a história dos bairros de Natal. Jéssica Cerejeira informou que a Expo Moda Cidade Vestida prossegue até a o dia 06 de abril (quinta-feira), no horário de funcionamento do shopping e é aberta ao público.