Alunos do SENAI Moda RN participam de desfile no Midway e expõem peças que representam bairros de Natal

19/04/2023   12h25

Alunos do SENAI Moda RN participaram, nesta terça-feira (18), de desfile do projeto Expo Cidade Vestida, realizado no Midway Mall, e que teve o objetivo de apresentar, de forma lúdica, a identidade de alguns bairros de Natal.

A instrutora de Moda do SENAI Moda, Jéssica Cerejeira, disse que participar de um evento assim é uma ótima oportunidade para os alunos. “Temos muitas produções dentro do curso de Design de Moda. “Agora eles trazem suas criações para o maior shopping de Natal depois de exporem no Expo Moda Cidade Vestida, que ocorreu no Natal Shopping”, comentou.

As peças foram produzidas a partir de uma parceria firmada com a empresa Vankoke, que doou retalhos ao SENAI Moda para serem usados no trabalho de criação inspirado na temática dos bairros de Natal.

A empresária e estilista da Vankoke, Patrícia Mendonça, participou do evento e lembrou que foi aluna do SENAI. “Sou muito grata por tudo que aprendi lá”, comentou. Ela parabenizou e disse estar muito feliz com o resultado das produções feitas com as doações de sua empresa.

Foram apresentadas peças que representam os bairros do Alecrim, Ribeira, Redinha, Petrópolis, Ponta Negra, Quintas e Mãe Luiza sob orientação do instrutor Dinedso Fonseca.

Juntamente também acontece o desfile Brasilidade, que foi tema da conclusão de curso de Estilo da instituição, na Pinacoteca do Estado, em março passado.

Para Jéssica, é visível a empolgação dos alunos ao criar as peças. “É um incentivo para que desenvolvam, continuem criando mais e mais”, disse.

Jéssica Cerejeira ressaltou que participar de desfiles assim é importante tanto para o SENAI quanto para os alunos. “É ocupar novos espaços levando o nome do SENAI e dos alunos, dando visibilidade em uma grande vitrine para eles e suas criações”, declarou.

Ela avisou que outras ações como essa estão planejadas para este ano. “Semana que vem tem o Fashion Revolution com uma programação que reforçam a visão rumo a uma indústria da moda que conserve e restaure o meio ambiente, e valorize as pessoas acima do lucro.”, informou.

A programação completa está no perfil @senaimodarn no Instagram. “As oficinas são gratuitas e abertas ao público, mas têm limite de vagas, por isso é importante fazer a inscrição logo”, concluiu.

Brasilidade
Ainda no evento de terça-feira, aconteceu o desfile Brasilidade, que foi feito pela turma concluinte 2022.1 do curso de Design de Moda.

O desfile trouxe peças que representam a cultura brasileira, e viajam em inspirações de memórias afetivas, ousadia e regionalidade, partindo do olhar criativo de cada aluno sobre esse macrotema.

Ao todo foram oito estilistas concluintes, que mostraram suas coleções, com inspiração na brasilidade. ‘Coleção Fressura’, estilista Marcone Soares; ‘Coleção Planos’, estilista Cindy Lemos; ‘Coleção Colibris’, estilista Milca Nascimento; ‘Coleção Memórias da Tapera’, estilista Lu Galvão; ‘Coleção Permita-se’, estilista Dali Ramalho; ‘Coleção Florescendo com o Curimataú’, estilista Leni Soares; ‘Coleção Seu Olhar’, estilista Daniel Marques; e ‘Coleção Nísia e a luta pelo feminino’, estilista Isabela Cristine.