Alunos do SENAI Mossoró têm projetos selecionados para etapa nacional do Desafio de Projetos Integradores

9/04/2024   12h03

Projetos desenvolvidos por alunos do curso técnico em Logística do Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (CETIB/SENAI) foram selecionados para participar da etapa nacional do Desafio SENAI de Projetos Integradores. Sob a orientação da professora Joseneide Silva, a turma teve dois projetos selecionados dentre os cinco inscritos na iniciativa.

 

O Desafio SENAI de Projetos Integradores é uma competição, parte da Saga SENAI de Inovação, em que os estudantes são desafiados a desenvolver e apresentar projetos que demonstrem sua capacidade de integrar conhecimentos de diferentes disciplinas e propor ações inovadoras para solução de problemas da indústria local e nacional.

Intitulado “WFA: Modelo Estratégico de Sistema de Gestão de Frota”, um dos trabalhos selecionados, surgiu da demanda identificada em uma empresa do ramo de Engenharia Mecânica. O aluno e colaborador da empresa, Wallyson Fonseca, identificou um desafio operacional durante seu trabalho diário e propôs uma solução por meio do projeto integrador. “Vi uma oportunidade única de unir teoria e prática, algo que sempre busquei em minha jornada profissional”, relata o estudante.

 

 

O segundo projeto classificado, chamado “Power BI como Ferramenta de Gestão de Materiais”, foi desenvolvido para abordar um problema interno da própria instituição de ensino, identificado pela professora Joseneide Silva.

 

“Como professora, sempre estive atenta às necessidades e desafios enfrentados pela instituição no dia a dia. Foi durante esse processo de observação e análise que identifiquei uma lacuna na gestão de materiais em uma área específica da instituição. Então, propus o projeto para um grupo de alunos que com muito trabalho e dedicação desenvolveram uma proposta que nos permitiu visualizar e analisar dados relacionados à gestão de materiais de forma intuitiva e eficiente”, explica a coordenadora.

 

 

Essas iniciativas destacam não apenas a capacidade dos alunos em aplicar conhecimentos teóricos na prática, mas também a importância da colaboração entre instituições educacionais e empresas para impulsionar a inovação e a solução de problemas reais, é o que destaca o diretor do SENAI Mossoró, Emery Costa.

 

“A busca pelo desenvolvimento profissional está entre os maiores objetivos de boa parte dos nossos estudantes. O objetivo do programa é cooperar trazendo soluções elaboradas por nossos alunos, auxiliando na solução dos problemas que a indústria enfrenta. Alinhar a teoria com a prática é uma receita de sucesso”, finaliza.

 

Desafio SENAI de Projetos Integradores

 

Essa é uma iniciativa presente no Brasil inteiro para desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadoras e pensar de forma empreendedora em estudantes de diversas modalidades de cursos do SENAI.

 

 

As competências fomentadas são diferenciais para o mundo do trabalho. Dessa forma, a metodologia da educação profissional do SENAI prepara profissionais cada vez mais alinhados com as expectativas do mercado.