O ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), o empresário Amaro Sales de Araújo, passa a compor a Galeria de Presidentes da FIERN. Em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (30), o quadro do industrial foi posicionada no espaço, que fica no hall de entrada da Casa da Indústria. A Galeria de Presidentes é um espaço da Casa da Indústria dedicado à memória das gestões da FIERN e traz as fotos dos presidentes anteriores da Federação.
O quadro de Amaro Sales se junta aos de Joaquim Vitor de Holanda, João L. de Vasconcelos, Severino Uchôa Correia, Clóvis Motta, João Frederico A. Galvão, Augusto Alves da Rocha, Raimundo Chaves, Osório Bezerra Dantas, Euvaldo de Lima Maia, José Nilson de Sá, Expedito A. Amorim, Fernando Bezerra, Bira Rocha e Flávio Azevedo.
Na abertura da solenidade, o presidente Roberto Serquiz relembrou a trajetória do ex-presidente Amaro Sales entre os muitos cargos que ocupou na Federação das Indústrias e como presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria de Natal (SINDIPAN-RN) e outras instituições. Ressaltou ainda que os últimos 12 anos, período em que Amaro esteve à frente da FIERN, devem servir de inspiração neste início de gestão e também aos gestores que virão. “Agora eu digo que quem fez, inspira e quem inspira, trabalha. Então, o que eu digo agora é: vamos olhar para o futuro e, para isso, eu conto com a experiência de Amaro, esse grande líder da indústria do Rio Grande do Norte”, completa.
Amaro Sales expressou gratidão pela homenagem prestada com a colocação do quadro na Galeria de Presidentes. “O momento que eu assumi a Federação, para mim, foi um marco como um dos momentos mais emocionantes da minha vida. Um pequeno empresário lá do bairro das Rocas chegar à presidência da FIERN é um desafio que poucas pessoas tiveram a oportunidade de ter”, disse.
“Eu me senti, nesses doze anos, acolhido por essa casa, pelos seus colaboradores, pela nossa diretoria e por tantas pessoas que nos ajudaram a chegar até aqui. Tenho muito carinho por essa casa, pela indústria do Rio Grande do Norte e pelo meu estado. E hoje, nesse momento emocionante pra mim, eu quero agradecer por essa homenagem”, completou.
Os doze anos de mandato do empresário Amaro Sales de Araújo na Presidência da FIERN foram marcados por programas e projetos que deram protagonismo à Indústria potiguar. O período teve, como alguns dos principais resultados, o fortalecimento da gestão dos sindicatos que representam os setores industriais do RN, a defesa da indústria do estado, a ampliação do planejamento estratégico da Federação, além da intensificação das ações de educação e qualificação do SESI, SENAI e IEL, a apresentação das agendas de desenvolvimento, o fortalecimento dos programas de cultura, saúde, esporte, qualidade de vida e responsabilidade social do Serviço Social da Indústria.
Também foram marcantes, no período, as iniciativas do Sistema FIERN voltados aos estudos e pesquisas que interessam ao desenvolvimento do RN, integração da universidade com as empresas industriais e incentivo à vocação do Estado para crescimento das energias renováveis.
Texto: Guilherme Arnaud e Líria Paz
Fotos: Joana Lima