Ansiedade e saúde mental são debatidos em palestra com colaboradores na Casa da Indústria

8/02/2023   18h05

Com o tema “Ansiedade: onde ela pode nos levar”, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Casa da Indústria promoveu, nesta quarta-feira (8), um bate-papo com o psicólogo Udo Mendes, da Clínica Evolve, com a mediação da psicóloga do Sistema FIERN, Alena Araújo, destinado aos colaboradores da Federação.

Alena Araújo explica que a ansiedade é um tema predominante, principalmente depois da pandemia. “Depois desse período de pandemia e isolamento social, a gente acessou muitos gatilhos da nossa vida”, comentou. Segundo dados apresentados por ela, o Brasil é primeiro do mundo em casos de ansiedade. “É muito importante falar sobre esse tema. Desmistificar para que as pessoas entendam que ansiedade não é besteira, é uma doença”, declarou.

A psicóloga do Sistema FIERN citou o tripé psicólogo, psiquiatra e alimentação saudável como formas para combater a ansiedade. Com relação ao evento, ela informou que a ideia é fazer um evento mensal sobre saúde mental ao longo de todo ano.

Para o palestrante Udo Mendes, falar sobre a ansiedade é falar sobre o dia a dia. “A vida está cada vez mais corrida. É a tecnologia, o trânsito, a correria do trabalho, a pressão”, citou.

Segundo ele, abordar esses temas é uma forma de se compreender cada vez mais. “A gente tende a achar que nosso cuidado é só com a saúde física. E nossa saúde mental? Se é ela que rege tudo. Por que não damos um tempo para ela?”, indagou o psicólogo, que considera muito saudável cuidar dessas questões.

Ele parabenizou a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) por tratar deste tema com tamanha seriedade com os colaboradores. “Quando um espaço como esse se abre para uma palestra e para discutir temas como saúde mental, isso mostra a importância desse tema e também que está comprometido com seus funcionários e com quem presta serviço à Casa”, destacou.

Para a presidente da CIPA do SENAI-RN, Daniele Granjeiro, o tema escolhido da palestra faz parte do calendário anual da Comissão. “Tratamos de saúde mental este mês e o assunto ansiedade veio como bastante relevante”, concluiu.

Também participaram do evento, os representantes da CIPA que foram eleitos em novembro do ano passado para um novo quadro que tem mandato de um ano. No SESI-RN, integram a CIPA: Thiago Santos de Paula Sousa (presidente), Lucas de Souza Dantas (vice-presidente), Macelia Maria Barbosa de Medeiros (secretária), e Rafaela Martinez Araújo de Lacerda (vice-secretária).

A CIPA do SENAI-RN é formada por Anna Danielle do Nascimento Granjeiro (presidente), Sônia Maria dos Santos (vice-presidente), Aline Maria de Melo Paris Rego (secretária), e Rafael Teixeira Ribeiro Dantas (vice-secretário). Além deles, Oberdan Silva Costa é o designado da CIPA da FIERN e Arioneida Alves da Mota é a indicada da CIPA do IEL.