Ao abrir Fórum de Energias Renováveis, diretor do SENAI-RN aponta potencial para setor gerar negócios

8/11/2022   16h41

Na abertura do Fórum de Energias Renováveis 2022, o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), Rodrigo Diniz Mello, destacou a importância de transformar o potencial para geração de energias renováveis do Rio Grande do Norte em negócios. O evento, que acontece em Natal nesta terça-feira (8) e segue até quarta (9), reúne representantes de empresas, entidades de representação e do poder público para tratarem dos principais temas voltados ao fortalecimento do setor de energias no Estado.

“Este Fórum tem a intenção de discutir desafios e oportunidades em temas como qualificação e geração em um ambiente para aproximação dos atores do nosso ecossistema de energias renováveis, de forma que possamos transformar em negócios o potencial de energias renováveis que o Brasil tem, liderado pelo Rio Grande do Norte”, afirmou Rodrigo Mello, que também dirige o Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).

“Espero que esses dois dias rendam conhecimento para avançarmos na formação de uma economia baseada em energias renováveis”, acrescenta.

Rodrigo Diniz Mello, diretor regional do SENAI-RN

O diretor do SENAI-RN enalteceu os potenciais do Brasil para a geração de energia limpa e o protagonismo do Rio Grande do Norte nesse setor. “O RN realmente é orgulho para o potiguar e para os brasileiros no assunto energias renováveis. Temos um ecossistema extremamente organizado com vários projetos de apoio para a criação de uma ambiência capaz de atrair recursos, sendo o maior deles a produção do atlas eólico e solar do onshore e do offshore”, apontou.

“Tudo que já foi construído capaz de gerar energia elétrica no Brasil representa cerca de 200 GW, enquanto a Empresa de Pesquisa Energética do Governo Federal (EPE) estima uma capacidade de geração de 700 GW com energia eólica no mar [offshore]. É três vezes mais do que tudo o que construímos em nossa história para geração de energias. Desse total, o RN tem potencial de 140 GW, medidos pelo SENAI. Somos responsáveis por mais de 30% da produção eólica em terra do Brasil e temos geração de energia solar nos 167 municípios do Estado”, ressaltou Rodrigo Mello.

Ainda sobre a importância do Estado no cenário das energias renováveis, o diretor do SENAI-RN falou sobre a importância do ISI-ER para o setor. “O ISI-ER está liderando o processo de desenvolvimento de tecnologia para o hidrogênio para todo o Brasil, aqui nasceu o centro de referência em formação de pessoas para a cadeia de hidrogênio do pais, desde a definição de quais perfis serão utilizados nessa cadeia produtiva, passando pelo itinerário formativo, chegando na especificação do laboratório em parceria com o governo alemão. Isso nasce no RN para ser expandido pelo Brasil”, exalta.

O diretor-superintendente do SEBRAE-RN, Zeca Melo, também participou da abertura do evento e afirmou que “o Rio Grande do Norte tem uma vocação em seu DNA para gerar energia, desde o petróleo e gás natural, com Mossoró sendo a capital nacional do onshore, até às energias renováveis”. “Esse fórum é uma grande oportunidade de trazer os pequenos negócios para dentro da roda dos grandes atores”, continuou.

Ainda participaram da mesa de abertura o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-RN, Itamar Manso Maciel Júnior, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Silvio Torquato.

Energia sem limites

Em sua 2ª edição, o Fórum de Energias Renováveis é realizado pela Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE), da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), em parceria com o SENAI-RN e com o SEBRAE. O evento é transmitido na programação remota da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que neste ano acontece no Egito e traz a transição energética entre os principais temas de debate.

O evento inclui discussões em duas arenas temáticas, focadas em energia eólica, solar e em pautas convergentes, com palestras que atendem a públicos nas duas áreas. Possui, ainda, um espaço Talks, com discussões sobre Gestão de Negócios Solares, e um espaço Network, para facilitar a interação entre os/as participantes.

As palestras e painéis trazem insights e discussões que vão desde desafios e oportunidades para a atividade de energias renováveis, até empregabilidade, profissões do futuro, diversidade e inclusão no mercado, regulação, tendências, potencialização de negócios e novas fronteiras, como a energia eólica offshore — a energia prevista com a implantação de parques eólicos no mar.