ICEI recua com implicações das avaliações sobre condições atuais e mudanças de expectativas

18/04/2023   16h01

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de abril de 2023 ficou em 49,2 pontos para o conjunto da indústria, o que representa queda de 1,4 ponto na comparação com março (50,6 pontos), de 5,0 pontos em relação ao indicador de abril de 2022 (54,2 pontos) e de 5,2 pontos ante sua média histórica (hoje em 54,4 pontos). Ao situar-se abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o indicador demonstra falta de confiança dos empresários potiguares, o que não ocorria desde julho de 2020.

Essa retração no nível de confiança reflete tanto as avaliações sobre as condições atuais dos negócios, mais negativas, quanto as expectativas para os próximos seis meses, menos otimistas; e deve estar relacionada aos efeitos dos juros, em níveis muito superiores à inflação, sobre a atividade produtiva em geral. Mas a pesquisa mostra, também, que, entre os dois setores analisados, a confiança apontou tendência divergente em abril. Os executivos das Indústrias Extrativa e de Transformação mostram-se mais confiantes, enquanto os da Construção voltaram a manifestar falta de confiança, após seis meses apontando confiança (valores acima de 50 pontos indicam confiança e abaixo, falta de confiança). No que tange aos portes de empresa pesquisados, verifica-se que as médias e grandes indústrias estão menos confiantes do que em março, enquanto as pequenas empresas mostram falta de confiança pelo segundo mês seguido.

Comparando-se o ICEI do Rio Grande do Norte com o divulgado dia 17/04 pela CNI para o Brasil, observa-se queda nos dois indicadores na passagem de março para abril. O indicador nacional recuou 1,1 ponto, passando de 49,9 para 48,8 pontos. Já o ICEI o potiguar caiu 1,4 ponto, alcançando 49,2 pontos (contra 50,6 pontos do levantamento anterior). E ao situarem-se abaixo da linha divisória de 50 pontos, os dois indicadores revelam falta de confiança dos empresários industriais. Com essa queda, o ICEI do conjunto do país está 8,0 pontos aquém do valor observado em abril de 2022 (56,8 pontos) e 5,4 pontos abaixo de sua média histórica (atualmente em 54,2 pontos).

No que diz respeito ao ICEI do Nordeste, o indicador caiu 2,2 pontos, passando de 53,2 para 51,0 pontos, mas segue acima da linha divisória de 50 pontos, mostrando que os empresários seguem confiantes, embora menos do que em março. Na comparação com abril de 2022, o indicador regional declinou 6,1 pontos (57,1 pontos).

Resultados

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) potiguar, elaborado com base na Sondagem realizada entre os dias 3 e 13 do mês, recuou 1,4 ponto em abril de 2023, passando de 50,6 para 49,2 pontos. E ao situar-se abaixo da linha divisória de 50 pontos, revela falta de confiança dos empresários potiguares, fato que não ocorria desde julho de 2020 (43,7 pontos), período em que o setor industrial ainda sofria os reflexos da paralização da economia em virtude da pandemia da covid-19. Cabe também ressaltar, que a queda registrada em abril ocorre após a redução de 2,7 pontos ocorrida em março e de 0,4 ponto em fevereiro. Entre janeiro e abril, o ICEI declinou 2,5 pontos. Com essa queda, a terceira seguida, o ICEI está 5,2 pontos abaixo de sua média histórica (hoje em 54,4 pontos). Na comparação com abril de 2022, o índice decresceu 5,0 pontos (54,2 pontos).

Os dois componentes do ICEI – índices de condições atuais e de expectativas – registraram retração em abril de 2023. O índice de Condições Atuais, que capta o sentimento dos empresários industriais com relação a situação corrente dos negócios, caiu 0,8 ponto, passando de 43,6 para 42,8 pontos, revelando que, na avaliação dos executivos potiguares, as condições gerais pioraram na comparação com os últimos seis meses. Da mesma forma, o índice de Expectativas, decresceu 1,7 ponto, passando de 54,1 para 52,4 pontos, mas segue acima da linha divisória de 50 pontos, mostrando perspectivas positivas para os próximos seis meses, embora o otimismo tenha se reduzido comparativamente ao levantamento anterior. Na comparação com abril de 2022, o índice de Condições Atuais recuou 5,9 pontos, enquanto o de Expectativas apontou declínio de 4,6 pontos (48,7 e 57,0 pontos, respectivamente).

A íntegra das informações e da análise sobre o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do RN de abril está disponível no link abaixo:

Para mais informações sobre o ICEI nacional, acessar o link: https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/41/36/413622af-401f-45d2-bc92- 98ccab635f8a/indicedeconfiancadoempresarioindustrial_abril2023.pdf