Articulação da FIERN e SINDAL junto ao Governo gera incentivo para 1º primeiro frigorífico abatedouro certificado

3/01/2023   16h37

Por meio de uma articulação entre a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias do RN (SINDAL), e o Governo do Estado, o Rio Grande do Norte vai ganhar seu primeiro frigorífico abatedouro com o Selo de Inspeção Federal (SIFE).

Em solenidade realizada nesta terça-feira (3), o presidente do SINDAL, Ednaldo Mendonça Barreto, explicou que o Sindicato e a FIERN agiram junto às Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDEC), da Tributação (SET) e da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE) para viabilizar o incentivo necessário para a empresa Corte 84 entrar no segmento de processamento de carnes.

Ednaldo ressaltou a relevância dessa iniciativa. “É a possibilidade de potencializar a cadeia produtiva da carne, que é uma atividade muito importante na base da economia do estado para geração de emprego e renda”, afirmou.

O presidente do SINDAL/RN destaca que é um grande avanço tanto quantitativo como qualitativo das indústrias de processamento de carne. “Estamos viabilizando a cadeia produtiva com integração com a parte da pecuária com o processo de industrialização. Ou seja, agregando valor e gerando diferencial”, comentou.

O secretário adjunto da SEDEC, Silvio Torquato, disse que houve um encontro com pecuaristas em que foram buscar soluções que atendessem tanto aos pecuaristas quanto aos industriais de processamento de carne.

Para ele, essa iniciativa é de suma importância para a economia do estado. “A governadora Fátima Bezerra tem tido essa preocupação com o setor produtivo e a indústria potiguar. Trazer investimentos como esse só mostra que estamos no caminho certo”, disse Torquato que também é vice-presidente da FIERN.

O secretário lembrou que os empresários da Corte 84 se reuniram com o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, para tratar da instalação do empreendimento em um imóvel que existe na cidade.

Para o diretor da Corte 84, Eduardo de Paula Melo, o incentivo para as indústrias é muito importante. “Não há como implementar sem incentivo do governo e a união das instituições”, disse.

Ele ressaltou o trabalho desenvolvimento pela FIERN e o SINDAL/RN junto ao Governo e às secretarias estaduais. “Tivemos abertura total e sempre estavam à disposição”, disse.

Ele lembrou que todos os estados têm seu mecanismo de incentivo. “É necessário que se tenha para ter igualdade de competição tanto para mercado local como para acessar mercado em outros estados”, concluiu.