Boas práticas do IEL Ceará são apresentadas ao IEL Rio Grande do Norte em visita de benchmarking

20/03/2023   12h38

 

O diretor regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN), Djalma Barbosa Júnior, realizou visita para conhecer o modelo de gestão da instituição no estado do Ceará, onde foi recebido pela superintendente do IEL-CE, Dana Nunes. Acompanharam a visita o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra. e a responsável técnica Rebeka França.

 

O benchmarking ao IEL Ceará, explica  Djalma, teve como objetivo principal conhecer as boas práticas que vêm sendo adotadas para garantir a sustentabilidade do negócio. Entender como é formado o time do IEL Ceará, quais as competências e as habilidades das pessoas que conquistam, com o seu trabalho, os resultados do estado que estão em evidência em nível nacional.
Benchmarking, no mundo dos negócios, consiste no processo de busca das melhores práticas de gestão da entidade numa determinada indústria e que conduzem a um desempenho melhor.

 

“Em toda conexão que é feita entre as casas do Sistema S, em especial entre o IEL dos diversos Estados, eu acho que ganham as duas instituições. Decidimos vir ao Ceará justamente para entender o que eles fazem, como fazem, para que a gente possa usar essas boas práticas também no nosso Estado. Houve muito ganho de conhecimento, mas existe também o estímulo. É com esse estímulo que a gente sai com, talvez, o maior desafio, que é aplicar os conhecimentos adquiridos”, destaca Djalma, que também é diretor da FIERN.

 

Para ele, a visita foi muito importante em função da conexão com IEL do estado vizinho para entender sobre a sustentabilidade do Instituto e sobre as ações na área da educação desenvolvidas no Ceará. Além disso, eles também tiveram oportunidade de apresentar produtos e serviços, em um intercâmbio de experiências. “Nós levamos também um produto, que é a Escola de Leads para eles entenderem como está funcionando aqui, que é um projeto bastante ousado nessa questão da transformação digital”, afirma.

 

A partir desta visita do IEL-RN ao Instituto cearense, os núcleos regionais passarão a realizar encontros periódicos. “O que nós definimos, que foi o ganho dessa visita é que a partir do próximo mês vamos fazer encontros bimestrais com toda a região Nordeste para benchmarking e entender o que está se fazendo de ações com relação principalmente à educação, já que o IEL é o maior provedor na área da gestão e a gente precisa alavancar essa área em todos os regionais”, observa o diretor.

 

O superintendente do IEL Rio Grande do Norte frisou que a rede IEL precisa se unir cada vez mais para aumentar o atendimento às indústrias e buscar a sustentabilidade financeira. “A gente veio em busca de boas práticas que têm dado retorno tanto de visibilidade quanto, principalmente, de resultado financeiro. Vamos tentar implantar no Rio Grande do Norte essas boas práticas em busca de aumentar o nosso atendimento, a nossa capilaridade junto a indústria e também ter a nossa sustentabilidade financeira”, afirma Juan Saavedra.

 

Para o IEL-CE, o encontro também foi uma oportunidade para conhecer algumas iniciativas do IEL Rio Grande do Norte e para que os dois regionais pudessem iniciar uma articulação em conjunto a ser lançada brevemente. A superintendente do IEL Ceará reforça a importância da atuação de todos os Estados em rede e o fortalecimento da marca IEL.

 

“A gente tem um potencial imenso para trabalhar em conjunto e há uma grande riqueza nas trocas de experiências e boas práticas. Precisamos cada vez mais trabalhar com esse entendimento para potencializar nossas ações e para que o IEL seja cada vez mais forte. O caminho é esse: dar as mãos para impulsionar o nosso IEL”, avaliou Dana Nunes.