Brasilidade e criatividade marcam desfile do curso de Estilo do SENAI Moda

6/03/2023   12h21

Desfile do SENAI-RN, na Pinacota do Estado – Foto: Zeca Vieira

 

O desfile das coleções assinadas pelos concluintes do curso de Estilo do SENAI Moda, realizado no último sábado (4), no Salão Nobre do Palácio Potengi, a Pinacoteca do Estado, trouxe para a passarela um misto de criatividade e ousadia. Na abertura do evento, o diretor regional do SENAI-RN e do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT), Rodrigo Mello, destaca a importância da indústria da moda e a criatividade do setor de design.

 

“A indústria da moda é grade no mundo todo, é grande muito no Brasil, gera muito emprego em todos os elos da cadeia, na produção, na costura, nas fábricas das oficinas, na área de design em especial. E esta área de design atrai todos nós que trabalhamos com educação, com lapidação do conhecimento, porque trabalha com pessoas em um ambiente extremamente criativo e talentoso”, diz Rodrigo.

 

Durante o desfile, Rodrigo Mello disse aos formandos que espera que este ano, no qual os estilistas passaram estudando e trabalhando, tenha ficado para eles a contribuição do SENAI, e convidou a retornar e conviver com a instituição.

“As portas estão sempre abertas. Nós que temos a experiência de preparar profissionais para o ambiente de trabalho industrial, no caso de vocês temos convicção de estar fazendo surgir novas fábricas, novos negócios, porque é típico de quem trabalha com design tentar montar seu negócio”, destaca.

 

De acordo com o diretor regional, os trabalhos que foram apresentados no desfile mostram inovação e criatividade, conceitos que estão no DNA do SENAI e que é entregue à sociedade. “As coleções desenvolvidas pela turma trouxeram muita brasilidade, em aderência com o que foi proposto no curso, e representaram o sucesso de mais uma turma de grandes profissionais”, acrescenta Rodrigo.

 

Feitas para a indústria, as peças produzidas pelos alunos também podem ser vistas como arte.

 

Para João Natal, diretor da Pinacoteca do Estado, é importante o museu receber eventos de moda, de formadores e formação de estilistas e modelistas. “Entendemos como arte as ações e atividades em torno da cadeia produtiva envolvendo estes profissionais. É arte em movimento, em experimento e em busca de novas concepções do fazer artístico”, diz.

 

O professor e artista plástico diz ainda que o SENAI, através desta parceria junto a Pinacoteca, “propicia o fortalecimento do museu como ambiente de formação, informação e trocas de expressões artísticas e educativas”.

 

Desfile do SENAI-RN, na Pinacota do Estado – Foto: Zeca Vieira

 

Brasilidade
A arte em roupas desenvolvida e assinada pelos estudantes, inspirada na Brasilidade traz peças que representam a cultura brasileira, e viaja em inspirações de protesto, ousadia e o regional, com detalhes de cores e monocromia.

 

Ao todo foram oito estilistas concluintes, que mostraram suas coleções, todas com inspiração na brasilidade. ‘Coleção Fressura’, estilista Marcone Soares; ‘Coleção Planos’, estilista Cindy Lemos; ‘Coleção Colibris’, estilista Milca Nascimento; ‘Coleção Memórias da Tapera’, estilista Lu Galvão; ‘Coleção Permita-se’, estilista Dali Ramalho; ‘Coleção Florescendo com o Curimataú’, estilista Leni Soares; ‘Coleção Seu Olhar’, estilista Daniel Marques; e ‘Coleção Nísia e a luta pelo feminino’, estilista Isabela Cristine.

 

Todas as criações foram orientadas pela estilista e professora do SENAI Moda Jéssica Cerejeira, e executados pelos estudantes a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

 

Para Jéssica é gratificante e emocionante estar nos bastidores, ver a entrega e dedicação dos novos estilistas e dos profissionais que atuaram no backstage do desfile, para que todas as coleções entrassem na passarela, encantando e envolvendo o público nas histórias que estavam sendo contadas ali.

 

“Um desfile como esse é feito à muitas mãos e essa é apenas mais uma prova de que é possível sim fortalecer e fomentar o cenário da Moda no Rio Grande do Norte, se unirmos forças em prol deste mesmo objetivo. Afinal, não podemos esquecer que moda é sobre pessoas e para pessoas. A sensação é de que estamos no caminho certo, mantendo a tradição de décadas, de entregar os melhores profissionais para o mercado de moda do RN”, diz.

 

Jéssica ressalta ainda que o SENAI Moda (@senaimodarn) está sempre de portas abertas para receber projetos inovadores nessa área, que contribuam no desenvolvimento do setor, sem abrir mão da inovação, da tecnologia e do pensamento sustentável.

 

Tudo que foi produzido e apresentado é o resultado do Trabalho de Conclusão do Curso, por alunos da Turma de Estilo do SENAI-Centro de Educação e Tecnologia Clóvis Motta 2022. O evento contou com a parceria com a Fundação José Augusto, Governo do RN, Tráfego Models, Anne Passos Coiffeur e Zittur.

 

Desfile do SENAI-RN, na Pinacoteca do Estado – Fotos: Zeca Vieira

 

Ficha técnica

Cerimonial: Chayene Gomes @chayenegomes

Coordenação de Backstage:
Jéssica Cerejeira @jessica_cerejeira
Dinedso Fonseca @dinedso

Assistentes de Estilistas:
Vitória Shara @shara.costx
Marianna Moura @moura.marianna
Camile Medeiros @medeiroscamile_
Renata Silveira @renata__silveira
Patricia Chaves @patie_sousa
Alanna Evangelista @alannasle
Beatriz Silva @beatriizoffc

Casting: @agenciatrafegomodels

Alocação dos convidado:
Verônica Cesário @anaveronicacesario
Laura Cesário

Trilha Sonora:
Dj @zittur

Equipe de Beleza:
Robson Medeiros – Make – @medeirosrr
Williane Ramos – Cabelo e Make – @williramoss
Evelin Salel – Make – @evelinsalel
Léo Ferreira – Make – @leosiilvaf
Lilian Gonçalves – Cabelo e Make – @magia.dos.cachos
Eduardo Anselmo – Cabelo – @ansellmohair
Allyerly Dantas – Cabelo – @allyerly e @vssually
@anne_passos_coiffeur – Apliques de cabelo

Assistentes da Equipe de Beleza:
Marianna Moreira @marimarimmaari
Annelyse Nogueira @annelysenogueira
Layne Souza @laynerodrigues

Transmissão ao vivo pelo @senaimodarn:
Laura Cesário @lauracesarioc

Recepção:
Gabriella Bezerra @gabifonseca__
Vany França @vany.franca1

Apoio SENAI:
Poliana Costa
Neide Lima

Apoio Técnico SENAI:
William Dantas @williamdantasduarte

Cobertura fotográfica:
Izabela Dumaresq

Cobertura de Vídeo:
@nobirprodutora