Buggy elétrico desenvolvido pelo SENAI-RN será exposto na maior feira de turismo do Brasil

20/09/2022   09h23

O protótipo do buggy foi desenvolvido pelo CTGAS-ER, do SENAI-RN, em parceria com a indústria Selvagem, com a EIC Trier, da Alemanha, e a UFRN

O Selvagem Elétrico, primeiro buggy elétrico desenvolvido no Brasil para regiões de dunas, nasceu oficialmente no Rio Grande do Norte e vai cruzar pela primeira vez a fronteira do estado, com destino à 49ª edição da ABAV Expo. A feira é a principal do país no setor de turismo e será realizada entre os dias 21 e 23 de setembro, em Pernambuco.

A exposição do buggy no estado vizinho está inserida na estratégia de promoção turística do Rio Grande do Norte com foco em sustentabilidade. O Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), promoverá o veículo na Feira em parceria com o Sistema FIERN, que engloba SENAI, SESI, IEL e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN).

O protótipo do buggy foi desenvolvido pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI do Rio Grande do Norte, em parceria com a indústria potiguar de veículos Selvagem, com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade de Trier (EIC Trier), da Alemanha, e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O novo Selvagem está atualmente em fase de testes e abre novas perspectivas para um dos passeios mais tradicionais do litoral nordestino.

“Esse é um projeto que nasce na indústria, com um potencial de impacto enorme para o setor de turismo. Nossa expectativa é que essa ação de promoção que o governo está realizando em parceria com o Sistema FIERN ajude a disseminar uma imagem que se consolida cada vez mais no Rio Grande do Norte, de destino que investe em inovação em prol de negócios mais competitivos e da sustentabilidade”, diz o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo.

Na avaliação de Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN, o veículo agrega ao cenário de promoção turística do destino “fortalecendo ainda mais a conservação desse ambiente, de forma a otimizar seu uso nos dias atuais e para as gerações futuras”.

“A ABAV é o maior evento de turismo do Brasil e trata do turismo num país continental, incluindo turismo religioso, de negócios, de eventos, o turismo ambiental, em que o Rio Grande do Norte se destaca. Então, eu acho que, nesse contexto, o buggy elétrico, o Selvagem que foi desenvolvido agora, que não tem impacto ambiental, tem tudo a ver com essa temática que o Rio Grande do Norte está levando”, acrescenta o diretor.

A 49ª edição da ABAV Expo será realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda. A ABAV Nacional (Associação Brasileira das Agências de Viagens), entidade responsável pela organização e realização do evento, espera reunir mais de 30 mil visitantes e 1.500 expositores.

“O Estado do Rio Grande do Norte busca se posicionar como o destino mais verde do Brasil. Apresentar a experiência do buggy elétrico em nosso estande é uma estratégia que está conectada com a política representada pelas práticas de turismo responsável que estamos adotando de forma gradual”, enfatiza Bruno Reis, diretor-presidente da Emprotur e responsável pela promoção do destino.

O Selvagem Elétrico

O Selvagem Elétrico será exposto no stand do governo do Rio Grande do Norte. O carro tem velocidade máxima estimada em 120 quilômetros por hora (Km/h). A autonomia, no atual estágio do projeto – ou seja, a distância que conseguirá percorrer com baterias cheias, antes de precisar de recarga – é estimada em 100 km. A partir dos testes que serão realizados e de possíveis alterações futuras no veículo, o número poderá ser elevado.

“Esse é um protótipo, um estudo inicial que será desenvolvido. Vamos estudar e ver as melhorias necessárias”, disse o coordenador do projeto no CTGAS-ER, Davinson Rangel.

O carregamento do buggy é possível em tomadas domésticas, com necessidade de 3 a 4 horas para uma recarga completa.

O projeto de desenvolvimento nasceu em 2020 e tem previsão de conclusão no final de 2023. “Nós esperamos ter um carro capaz de cumprir toda a rota de turismo que hoje os passeios fazem, com o mesmo conforto e desempenho que originalmente as unidades do Selvagem possuem”, acrescenta Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN.

A expectativa, segundo a indústria Selvagem, é incluir o veículo na linha de produção e enviar o novo buggy – assim como ocorre com o convencional – não só para outros estados do Brasil, mas também para o exterior.