CBENS: Maior evento científico de energia solar abre inscrições para minicursos em Natal

24/04/2024   15h11

Oito minicursos estão programados. Todos serão realizados em 27 de maio

Estão abertas as inscrições para os minicursos do 10º Congresso Brasileiro de Energia Solar (CBENS), que será realizado em Natal entre os dias 27 e 31 de maio.

O evento é o maior do país voltado à comunidade científica do setor e, nesta edição, é coordenado pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).

“Entre as opções de minicursos, são vários os temas disponíveis, incluindo desde a questão mais técnica, como o comissionamento de sistemas fotovoltaicos, até as áreas de heliotermia, de medição do recurso solar, instrumentação e técnicas para tratar dados”, diz a coordenadora geral do CBENS e pesquisadora líder do Laboratório de Energia Solar do ISI-ER, Samira Azevedo.

“Outros temas bem interessantes são o agri voltaico, que é a mistura dos sistemas fotovoltaicos com a parte de agricultura, e os sistemas integrados na arquitetura”, acrescenta. Oito minicursos estão programados. Todos serão realizados em 27 de maio.

As inscrições podem ser feitas até o início do evento, no site cbens.org.br, com investimento de R$ 80 a R$ 160. “Não é necessário estar inscrito no Congresso para participar”, observa a coordenadora.

À frente dos conteúdos selecionados para esta edição estão pesquisadores/as do ISI-ER, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CefetMG), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e da Universidade Federal Fluminense (IFF).

Veja a programação completa no final do texto.

O CBENS será realizado no Praiamar Natal Hotel & Convention e também continua com inscrições abertas no site.

A escolha da capital potiguar como sede do Congresso pela primeira vez foi defendida pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis em 2022, durante Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS), entidade promotora do evento.

O Instituto, sediado em Natal, é a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em energia eólica, solar e sustentabilidade. Entre os argumentos que apresentou para conquistar a aprovação da cidade-sede estão as atividades que desenvolve na maior rede de institutos privados do Brasil para PD&I da indústria – a rede de Institutos SENAI de Inovação – o alinhamento dessa atuação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, potenciais locais para visitas técnicas durante o evento, infraestrutura hoteleira e turística.

O evento será promovido com coordenação do ISI-ER e apoio institucional da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), do SENAI, da Prefeitura de Natal, do SEBRAE RN, do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN), da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e do Centro de Estratégias em Recursos Naturais & Energia (Cerne).

Confira a programação dos minicursos:

SALA 1

• 08h às 12h / 14h às 18h | Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos e Métricas de Desempenho – Lucas Nascimento (UFSC)

SALA 2

• 08h às 12h / 14h às 18h | Sistemas Heliotérmicos – José Henrique Martins Neto (CEFETMG)

SALA 3

• 08h às 12h | Avaliação do Potencial de Recurso Solar com Uso de Bases de Dados Satelitais – Fernando R. Martins (Unifesp)

• 14h às 18h | Instrumentação para Avaliação do Potencial de Recurso Solar – Enio Bueno Pereira (INPE)

SALA 4

• 08h às 12h | Radiação Solar com Python: Análise e Aplicações Práticas – Manoel Henrique de Oliveira Pedrosa Filho (IFPE)

• 14h às 18h | Arquitetura solar: Integração Fotovoltaica em Edificações – Isadora Custódio (UFSC) e Valéria Henrique Vitória (UFF)

SALA 5