Certificações abrem portas para empresas no comércio exterior, aponta CNI

10/05/2023   11h56
Certificações abrem portas para empresas no comércio exterior

 

Empreender fora do país é um desafio que exige atenção para seguir as normas do comércio exterior. Por isso, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) oferece serviços para ajudar micros e pequenos negócios nessa etapa por meio da Rede Brasileira de Centros de Negócios Internacionais (Rede CIN). Em 2022, por exemplo, mais de 3 mil empresas emitiram certificados para exportar com a ajuda da Rede.

 

Mas, além de prestar consultoria e capacitação para exportar, a Rede CIN aproxima os pequenos empresários do comércio exterior de forma geral e ajuda o governo a saber o que está acontecendo na ponta, com quem movimenta o Produto Interno Bruto (PIB).

 

“O papel da CNI e das Federações das Indústrias é importante em um contexto geral, pois são eles quem têm contato com o operador comercial e com o produtor e, também, são eles que analisam os documentos e emitem os certificados necessários”, explica o coordenador geral de Regimes de Origem do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Rafael Laurentino.

 

Rafael Laurentino é o coordenador geral de Regimes de Origem do MDIC.

 

“Sobretudo, o feedback desses especialistas é fundamental para o governo tomar decisões. Com base nas informações que a CNI coleta nas demandas dos pequenos e médios empresários, são pensados acordos e negociações internacionais”, complementa Laurentino.


 

O COD Brasil, sistema utilizado para emissão de certificados por 24 federações das indústrias, emite 5 tipos de documentos, sendo eles: o certificado de origem preferencial e não-preferencial – ambos com selo de qualidade da International Chamber of Commerce (ICC) -, certificado de procedência, certificado de livre venda e certificado de origem BL.

 

 

Juntas, as federações representam metade das instituições especializadas para emitir os documentos, que são 48 ao todo no Brasil.

 

Como os certificados ajudam a ingressar no comércio exterior?

Um dos processos necessários para exportar é a emissão de certificados aduaneiros, que tem várias finalidades, como garantir a origem ou a procedência dos produtos que serão exportados.

 

Além de facilitar a entrada do produto no exterior, o certificado de origem preferencial, por exemplo, garante redução ou isenção de impostos de importação em países que possuem acordo com o Brasil. Saiba mais sobre o registro.

 

Sarah Saldanha é a gerente de internacionalização da CNI

 

“Nosso objetivo é facilitar a vida dos pequenos negócios que, atualmente, correspondem a cerca de 75% dos empregos no Brasil. Com a ajuda de especialistas em comércio exterior, empreendedores de pequeno porte, que assumem mais de uma função na maioria das vezes, têm mais chances de se adequar ao sistema e a serem mais bem sucedidos”, afirma Sarah Saldanha.

 


Rede conta com especialistas capacitados em todo país

Entre os dias 4 e 5 de maio de 2023, a equipe de certificação das federações das indústrias passaram um treinamento. Os especialistas conversaram sobre as negociações para assinatura digital de certificados de origem na América Latina, com o Rafael Laurentino.

Além disso, também foram abordados os conceitos sobre regras de origem, certificação e funcionalidades do sistema COD Brasil, em Brasília (DF).

 

Representantes das federações das indústrias estavam em Brasília para treinamento de COD
Representantes das federações das indústrias estavam em Brasília para treinamento de COD

O que é a Rede CIN

Coordenada nacionalmente pela CNI, a Rede CIN promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades.

Presente nas 26 federações de indústria dos estados e no Distrito Federal, ela conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções encadeadas e complementares para os diversos níveis de maturidade das empresas brasileiras. Acesse o canal da Rede CIN e saiba mais.