Cluster Naval do RN deve atuar com estratégias para desenvolver economia do mar no estado

16/11/2022   11h45

Pensar e atuar estrategicamente as ações que utilizam o mar direta ou indiretamente. Esse é o objetivo do Cluster Tecnológico Naval do RN, associação que reúne entidades representativas, empresas públicas e privadas, instituições acadêmicas e órgãos públicos ligados à Economia do Mar no Rio Grande do Norte para otimizar o desenvolvimento dos setores que a compõem.

Com previsão de ser oficialmente implementado em dezembro de 2022, o Cluster foi criado em maio, a partir da iniciativa do Sistema FIERN e da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), da Marinha – principal referência em engenharia naval estratégica no Brasil.

A expectativa é que o Cluster Naval do RN atue de forma a aproveitar as características que o estado possui de forma a fortalecer investimentos, políticas públicas, legislações e todas as questões e tomadas de decisão que envolvam Economia do Mar. Para o presidente do Sindicato da Indústria da Pesca do RN (Sindipesca-RN), Gabriel Calzavara, o Cluster é consequência do pensa – mento marítimo que vem se consolidando no Rio Grande do Norte.

“Agora, temos uma estrutura que pensa conjuntamente e faz a interlocução e integração dos atores da Economia do Mar para uma atuação sistematizada, organizada e otimizada”, afirma. “Além de olhar para dentro do estado, precisamos olhar para o oceano e entender o que ele pode nos oferecer. O Cluster vem justamente trazer atores para pensar em como tornar as características do Rio Grande do Norte em vantagens competitivas”, comenta Calzavara.

Gabriel Calzavara, presidente Sindipesca/RN

O presidente do Sindipesca-RN também ressalta o papel do Cluster de auxiliar na organização da atuação nos mares e cooperar com a preservação do ambiente marítimo. “Temos que proteger o mar de maneira eficiente e, para isso, precisamos dialogar com todos os setores que atuam nele para a criação de políticas e sistematização das ações para que não haja desperdícios e predação”, declara.

SOBRE CLUSTER

O QUE É UM CLUSTER:

Uma entidade que tem a atribuição de contribuir para o desenvolvimento de uma economia em um Estado, região ou país. Está, geralmente, voltado para criar um ambiente de cooperação e parcerias entre agentes econômicos, públicos e privados a partir de um espaço de diálogo e negociação entre academia, indústria e demais empresas e Governo. Promove um ambiente de negócio propício na área econômica em que atua e faz a articulação entre os setores, agentes, empresas e estimula o conhecimento técnico, científico e econômico.

MISSÃO [Modelo do Cluster do RJ]:
“Reforçar dinâmicas de cooperação estratégica entre ‘atores’ – empresas, centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico (IDT), organismos da Administração Pública e outras associações – para promover a competitividade das principais cadeias de valor que utilizem o Mar e os recursos marinhos como elementos centrais da sua atividade, de forma a contribuir, sustentavelmente, para o crescimento económico, para as exportações e para o emprego, e para aumentar a importância relativa da economia do Mar na economia nacional”.

O OBJETIVO DE UM CLUSTER NAVAL [Experiência do RJ]:
O Cluster do RJ, constituído em uma personalidade jurídica como Associação, oficialmente destina-se a promover setores diretos e indiretos relacionados à economia do mar, à pesquisa, ciência, tecnologia, e o empreendedorismo relacionados com essa área, apoiando atuações e trabalhos que visem promover o conhecimentos e potencialidades do mar e região costeira na qual tem atuação, sempre em benefício da coletividade, os quais também representam interesses do Estado e do país.

*Matéria da Revista da Indústria do RN, edição nº 57.