CNI aprova nome de Roberto Serquiz para receber a mais importante honraria da indústria: a Ordem do Mérito Industrial

2/05/2023   18h08

Durante a 3ª Reunião Ordinária da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada nesta terça-feira (2), em Brasília, aconteceu a indicação dos nomes para receber a Ordem do Mérito Industrial este ano, aprovados pela diretoria da CNI à unanimidade.

E o indicado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) é o empresário Roberto Serquiz, atual diretor primeiro-tesoureiro da Federação e presidente eleito para mandato que terá início em outubro de 2023.

Os nomes indicados foram apresentados pelo presidente da FIERN, 1º diretor secretário da CNI e chanceler da Ordem do Mérito Industrial, Amaro Sales de Araújo. “A indicação de Roberto Serquiz é mais que justa tendo em vista toda sua história no setor empresarial e também sindical”, disse.

A comenda é um reconhecimento às personalidades que se destacam pelo empreendedorismo e que se dedicam para o desenvolvimento industrial. A medalha é outorgada anualmente aos que se destacaram como apoiadores e incentivadores do progresso da indústria. Entre os empresários potiguares que já receberam a honraria estão Nevaldo Rocha, Orlando Gadelha Simas, José Nilson de Sá, Walter Byron Dore, Fernando Bezerra, Conceição Tavares e Antônio Leite Jales.

Ainda durante a reunião, a diretoria da CNI teve pautas relacionadas a assuntos internos da Confederação. A data para entrega da Ordem do Mérito Industrial ainda será definida. O diretor primeiro-secretário da FIERN, Heyder Dantas, também participou da reunião na CNI.

Atuação marcante na indústria

Natalense, Roberto Serquiz é empresário dos setores de água mineral e de reciclagem. Tem formação universitária na área de Administração de Empresas pela UFRN, com especialização em Finanças e MBA em Meio Ambiente. É sócio proprietário da Água Mineral Santa Maria e da RS Reciclagem. Presidiu a Comissão Temática do Meio Ambiente da FIERN e foi presidente do SICRAMIRN (Sindicato da Indústria de Bebidas e Águas Minerais do RN), por dois mandatos não consecutivos.

A sustentabilidade, o desenvolvimento e os interesses do setor industrial são algumas das ênfases da atuação do empresário nos diversos fóruns e entidades nos quais tem ou teve uma atuação. Roberto Serquiz integrou os Conselho da Agência de Fomento do RN — AGN — (2006/2010), do SESI (2008/2010 e 2014/2018), e do IEL (2012/2020). Atualmente é membro dos Conselhos do SENAI, do SEBRAE e do SESI Nacional. Foi o fundador e primeiro presidente do SINDRECICLA (Sindicato de Reciclagem e Descartáveis do RN), entre 2014-2020 e conselheiro do CONEMA (Conselho Estadual do Meio Ambiente), entre outras funções de destaque.