CNI e Sebrae selecionam startups para programa de internacionalização nos EUA

14/12/2022   08h54
CNI e Sebrae selecionam startups para programa de internacionalização nos EUA

Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae) lançaram, nesta segunda-feira (12), chamada pública para selecionar até 300 startups brasileiras para o Programa de Internacionalização CNI-Sebrae Edição EUA 2022-2023. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 20 de fevereiro pelo site do programa.

Os representantes das startups inscritas vão participar, inicialmente, de uma capacitação virtual de um mês, com encontros semanais. Ao fim dessa primeira etapa, sete startups vão ser selecionadas para participar, em junho de 2023, de um programa de residência presencial de 10 dias, intitulado “Land-to-Launch”, que acontecerá em Nova Iorque, nos Estados Unidos. São elegíveis para participar da chamada pequenas e microempresas inovadoras com Receita Operacional Bruta (ROB) de até R$ 4,8 milhões.

“Essa é uma enorme oportunidade para startups brasileiras ampliarem seus horizontes, buscarem parcerias internacionais e avançarem no seu desenvolvimento tecnológico, a partir de um conteúdo técnico de alta qualidade e profissionais de ponta da área de inovação”, destaca a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio.

Para o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, a qualificação de startups brasileiras é fundamental para o aumento da competitividade em nível global. “A iniciativa vai promover, além de aprendizados técnicos para as empresas selecionadas, o acesso a ecossistemas internacionais de inovação e uma exposição estratégica no mercado externo que dará mais visibilidade aos pequenos negócios brasileiros do segmento”, conclui Quick.

Convênio entre a CNI e o Sebrae

CNI e Sebrae firmaram convênio que prevê cooperação técnica e financeira, com o objetivo de mobilizar, ampliar e facilitar o acesso de pequenas, médias e grandes empresas brasileiras à ecossistemas internacionais de inovação de referência. O programa busca fomentar a internacionalização das startups por meio da inovação aberta, que é a parceria entre empresas para inovar.

A primeira etapa do programa, por meio da capacitação virtual, vai ter foco na internacionalização para o mercado norte-americano. Durante os três anos de vigência do convênio, estão previstas seis chamadas públicas nacionais para seleção e engajamento dos públicos.

O programa “Land to Launch” é voltado para impulsionar os negócios, via encontros online e presencial, com mentoria de diferentes atores do ecossistema de inovação. O programa é realizado pela CNI em parceria com o SOSA, empresa israelense especializada em inovação aberta, que permite o acesso a tecnologias disruptivas, promoção e conexão com startups e posicionamento de inovações nacionais no mercado global.