Com apoio do SENAI-RN, aceleradora de startups procura empreendedores em Natal

25/07/2022   09h26

Programa de aceleração de startups será apresentado nesta terça-feira, dia 26, no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN em Natal

O time da aceleradora de startups ShiftT, em parceria com o Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, recebe nesta terça-feira, dia 26, empreendedores da região para apresentar o seu programa de aceleração. O evento é aberto ao público e a inscrição pode ser feita gratuitamente pela Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/shiftt-on-the-road—natalrn/1645583

Além da apresentação, com a presença de Karoll Correia, líder do programa de aceleração da ShiftT, haverá um painel sobre os desafios geográficos e culturais da inovação na indústria.

Participam dessa discussão também Djalma Barbosa da Cunha Júnior, diretor de Inovação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Amora Vieira, assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, e Carol Minnicelli, CEO da Microciclo, startup potiguar da área de biotecnologia.

O evento será realizado no dia 26 de julho, a partir das 9h, no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN em Natal (Avenida Capitão-Mor Gouveia, nº 2770).

A ShiftT
A partir da estratégia de inovação da Tupy, nasce a ShiftT. Uma aceleradora que tem a força da indústria e quer contribuir para o desenvolvimento de negócios e soluções inovadores.

Dentre os destaques da proposta de valor da aceleradora está o conceito equity free, ou seja, o empreendedor não precisa abrir mão de parte da sua empresa para poder participar do processo de aceleração. Também são premissas o respeito total à propriedade intelectual das startups e dos seus talentos.

Além da conexão com toda a estrutura da Tupy, os empreendedores selecionados vão passar por mentorias exclusivas, aplicadas por cerca de 30 profissionais da Companhia, com experiência nas mais diferentes áreas de conhecimento.

Áreas de interesse
Podem participar startups que se encaixem nas seguintes frentes:

• Sinergia com o Negócio: soluções que proponham inovação significativa e que possam ser escaladas rapidamente com o apoio da Tupy;
• Desenvolvimento Sustentável: negócios economicamente viáveis, que promovam impacto socioambiental positivo;
• Digital e Indústria 4.0: geração de valor a partir da aplicação de tecnologias emergentes, que impulsionem a jornada de transformação digital da Tupy;
• Modelos de Negócios Inovadores: iniciativas que proponham novas formas de abordar os desafios encontrados nas cadeias de valor da Tupy.

As inscrições vão até 31/8, no site da ShiftT: shiftT.com.br.

Sobre a Tupy
Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem com a qualidade de vida das pessoas, promovendo o acesso à saúde, ao saneamento básico, à água potável, à produção e distribuição de alimentos, ao comércio global. A inovação tecnológica envolvida na produção e na criação destas peças é a especialidade da Empresa, em seus mais de 80 anos. Sua produção se concentra em fábricas no Brasil, México e Portugal, além de escritórios em São Paulo, Alemanha, EUA e Itália.

Sobre o SENAI
O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para soluções que estão em desenvolvimento – em parceria com a Alemanha – para educação profissional com foco em hidrogênio verde. A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG).