Com dois primeiros lugares, SESI Escola RN aprova 100 estudantes no SiSU 2023

2/03/2023   16h43

Ser aprovada no curso que almejava e ainda mais em primeiro lugar foi motivo de grande alegria para a estudante Maria Eduarda Aquino, da SESI Escola Mossoró, e que ingressou no curso de Ciências Econômicas, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

 

Maria Eduarda é uma dos 100 alunos da SESI Escola no Rio Grande do Norte aprovados no SiSU (Sistema de Seleção Unificada)  e que vão ingressar em universidades a partir deste ano. O resultado foi divulgado nesta semana.

 

 

Foram 61 aprovações (15 em instituições públicas e 46 privadas) em Mossoró, 24 aprovados em São Gonçalo do Amarante e 15, em Natal.

 

Com relação às áreas em que passaram, 52% para cursos de Exatas, 31% de Humanas e 17% na área de Saúde e Biológicas.

 

A estudante revelou ter o sonho em ser diplomata e a graduação no curso que foi aprovada pode ser um dos fatores para ajudá-la rumo à essa carreira desejada. “Eu tenho uma meta de ser diplomata. Então filtrei os cursos que me auxiliaria nessa caminhada rumo à diplomacia. Por isso, sempre tive em mente cursos na área de ciências econômicas se encaixa em todos os quesitos que desejo para a minha futura profissão”, declarou.

 

 

Com relação à rotina de estudos, a nova acadêmica de Ciências Econômicas disse que foi focada em aprender o que sempre teve dificuldade e sabia que levaria tempo para assimilar. “Como, por exemplo, química e gramática que eram supercomplicadas para mim”, comentou.

 

Rotina de estudos essa que era de segunda-feira a sábado, das 14h às 18h, e retornava das 19h às 22h. “Eu revisava e fazia questões do que eu estudei no dia, fiz alguns cursos também que encaixei nesses horários. Dia de sábado eu estava somente pela manhã fazendo simulados e corrigindo depois”, recordou.

 

Ela lembra que quando chegou ao terceiro ano já tinha uma rotina estabelecida. “Tive que abdicar de muitas coisas para poder me dedicar ao meu sonho e levo isso como um investimento. No terceiro ano, eu era presidente do clube de xadrez da escola e tive medo de, no começo, não conseguir conciliar os dois, mas com o tempo eu fui percebendo que o clube foi um aprendizado também, principalmente na parte de lógica”, frisou.

 

Maria Eduarda ressaltou o apoio e incentivo que teve da SESI Escola em sua preparação. “Desde que entrei no SESI, eu recebi um acolhimento muito grande por parte dos meus professores, que sou muito grata em ter tido a oportunidade de ser aluna deles, aprendi muito com cada um. Em relação à coordenação agradeço principalmente a nossa coordenadora Karenine [Medina, gerente de Educação do SESI-RN], que foi uma amiga para mim, e a nossa outra coordenadora Jordana [Lorena, responsável técnica da unidade Mossoró] que era aquela mãezona que dava ‘puxões de orelha’ quando era preciso, contou.

 

Ainda a respeito da SESI Escola, a aluna lembrou de eventos como as Olimpíadas do Conhecimento, o clube de xadrez, a robótica. “Tive a oportunidade de participar além das amizades e os professores, principalmente ao professor Diech Lobo, que foi um mentor incrível na minha caminhada como vestibulanda”, ressaltou.

 

A nova universitária da UERN lembrou de quando soube do resultado. “Por estar muito ansiosa com os resultados, madruguei esperando o resultado do SISU. As primeiras pessoas a saberem foi a minha mãe e o meu professor Diech. De começo, nunca imaginei que ficaria em primeiro lugar. Foi uma alegria muito grande saber que passei no curso que eu queria e em primeiro lugar, foi uma honra”, disse.

 

Questionada a respeito dos planos a partir de agora, ela disse que é “estudar e conquistar os meus objetivos. Estarei cursando duas faculdades, que sempre foi um sonho desde pequena, sou acadêmica de Direito e agora sou acadêmica de Ciências Econômicas. Estou muito feliz com o resultado e com o privilégio de poder cursar os cursos dos meus sonhos. Agora é estudar, ser firme e ir em busca do meu sonho em ser diplomata”, concluiu.

 

Para Karenine Medina, gerente de Educação do SESI-RN, esse resultado é a confirmação de que estão cumprindo a missão de preparar os jovens. “A prova do ENEM avalia justamente a coerência e o quanto o aluno se desenvolveu em relação aos conceitos adquiridos ao longo de todo o processo. Resultados consistentes como esse, são reflexos da qualidade de ensino ofertada pelo SESI Escola RN aos nossos alunos durante todo o processo formativo”, explicou.

 

Ela parabenizou a todos pelo desempenho e ressaltou o papel da instituição. “Todos estão de parabéns. A SESI Escola RN apresentou excelência em seus resultados apontados”, concluiu.

 

Destaques da SESI Escola

Daniel Rasec – 1º lugar – Ciência da computação- UERN

Maria Eduarda Aquino 1º lugar- Ciências Econômicas – UERN

Gildson Kerven de Araujo Rodrigues – 2º lugar – Agronomia- Ufersa

Matheus Lopes – 2º lugar – Engenharia de Pesca

Laura Frota – 3º lugar – Biotecnologia -Ufersa

Waddington Fritas – 3º lugar – Direito- UERN

Karla – 5º lugar – Publicidade e Propaganda- UERN