As inscrições para o Prêmio IEL de Talentos, em Natal, estão oficialmente abertas e prosseguem até o dia 31 de maio. O lançamento do Prêmio foi nesta segunda-feira (11.03), no Espaço Cultural Candinha Bezerra, na Casa de Indústria, em solenidade durante a qual o presidente o Sistema FIERN, Roberto Serquiz, destacou o estímulo que a premiação proporciona aos jovens estagiários para a inovação e para as empresas no desenvolvimento de programas para motivar novos talentos.
“A importância deste prêmio está relacionada com a descoberta e a motivação de talentos e, portanto, levar os jovens a sonhar por intermédio desta premiação”, afirmou ao abrir a solenidade de lançamento do Prêmio. “Ao mesmo tempo, incentiva as empresas e instituições a desenvolverem seus projetos inovadores na área de estágio e relacionamento com as universidades e demais instituições de ensino, que atuam na formação profissional”, destacou.
Durante o lançamento, o superintendente regional do IEL-RN, Juan Saavedra, informou que a solenidade de entrega da premiação, na etapa estadual, será durante o primeiro Fórum de Carreiras e Gestão, no dia 23 de agosto. “Esse Fórum terá uma vasta programação para o jovem que está ingressando ou inserido no mercado de trabalho e também para as empresas. Vamos trabalhar com a gestão, voltada às empresas, e com carreiras, na perspectiva do mercado de trabalho”, disse.
Ele afirmou também que há um entusiasmo com a chegada da edição 2024 do Prêmio IEL de Talentos. “Acreditamos que essa iniciativa é uma oportunidade única de reconhecer e premiar as boas práticas de estágio, incentivando a inovação nos processos de contratação, o aprendizado de competências e o acompanhamento do estágio por parte das instituições de ensino”, acrescentou.
Coube ao responsável técnico de estágios e carreiras do IEL-RN, André Pereira, apresentar as informações do regulamento da edição deste ano do Prêmio. Ele ressaltou que são três modalidades: Estagiário Inovador; Empresa Inovadora; e Educação Inovadora.
A modalidade Estágio Inovador reconhece os estagiários, os supervisores e as empresas que estão na prática de estágio inovadora para a empresa. Os estagiários que forem classificados nas primeiras, segundas e terceiras colocações recebem prêmios em dinheiro, certificados e troféus. A modalidade Empresa inovadora reconhece as empresas que desempenham programas de estágios inovadores, enquanto a modalidade Educação inovadora está voltada a instituições de ensino que incentivam e implantam boas práticas para inclusão de seus alunos como estagiários.
As inscrição e regulamento — com a descrição das modalidades com seus enquadramentos (cada modalidade tem o enquadramento em micro e pequena empresa, média, grande e Sistema Indústria), cronograma e demais regras — estão disponíveis no link https://premioiel.com.br/rn/. O primeiro lugar em cada modalidade na etapa estadual é classificado para a etapa nacional.
Durante o lançamento, o chefe do setor de estágio do Ministério Público Estadual (MPE-RN), Alexandre Lima, afirmou que a participação no Prêmio — no qual a instituição ficou em 2º lugar nacionalmente, em 2023, na modalidade “Empresa Inovadora Grande Porte” — tem demonstrado o talento dos estagiários. “Essa premiação demonstra que eles podem contribuir com as instituições e possuem potencial para um expressivo desenvolvimento profissional”, apontou.
Durante o evento de lançamento, na Casa da Indústria, também houve palestra de Rafaela Dantas, psicóloga e especialista em gestão de pessoas, sobre estratégia de retenção de talentos em empresas e instituições.