Com uso de urnas eletrônicas, projeto da SESI Escola em parceria com o TRE-RN ensina alunos a votar

15/03/2023   14h05

 

Na última segunda-feira (13), a SESI Escola no Rio Grande do Norte realizou uma atividade prática para ensinar os alunos a elegerem líderes com o uso de urnas eletrônicas para a votação. A ação aconteceu em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RN). A atividade faz parte do ‘Projeto de Liderança’, que objetiva estimular os alunos a participarem da comunidade escolar de forma ativa, trabalhando cidadania, representação, democracia, responsabilidade e na formação de líderes.

 

Ao longo do ano letivo, as turmas do Fundamental Anos Finais e Ensino Médio elegem líderes e vice-líderes que representarão os estudantes. Após as eleições os alunos eleitos passarão por formações e reuniões sistemáticas, é uma preparação contínua para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a trajetória escolar e essencial no mercado de trabalho.

 

O diferencial do projeto é que as ações são conduzidas pelo setor de psicologia em parceria com os docentes, supervisão pedagógica e com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).

 

Nas ações são trabalhadas todo o processo eleitoral e realizada a eleição escolar com os equipamentos (urna e cabine) ofertados pelo órgão TRT-RN. As ações são realizadas em todas as unidades SESI Escola do estado.

 

Palestra preparatória
Como parte das ações do projeto de liderança 2023, ocorreu na unidade SESI Escola São Gonçalo do Amarante, no final de fevereiro uma palestra conduzida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJERN). Na ocasião o analista Solon Almeida tratou da temática ‘Liderança: Escolha e participação’.

 

De acordo com a Escola, a finalidade da palestra foi conscientizar os alunos a respeito da seriedade que envolve o processo eleitoral, representação democrática e a tomada de decisão consciente, na perceptiva de construção de cidadania e sensibilização dos futuros eleitores.