Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é debatido na SESI Escola Mossoró

22/05/2023   14h28

 

Os alunos da SESI Escola Mossoró participaram da palestra “Faça Bonito: combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes”, realizada pelo Núcleo de Práticas Jurídicas Itinerante da Universidade Potiguar (UnP), no último dia 8 de maio. A proposta do evento foi de conscientizar os estudantes sobre a temática, que é foco da campanha Maio Laranja.

 

A palestra teve coordenação das professoras Eduarda Shirley, do curso de Direito da UnP, e Márcia Medeiros, do curso de Serviço Social, e foi mediada por alunos do 9º período de ambos os cursos. Elas apresentaram a campanha Maio Laranja, que busca sensibilizar a comunidade quanto ao compromisso coletivo de cuidar e proteger crianças e adolescentes de qualquer forma de abuso e exploração sexual.

 

Ainda durante a apresentação, as professoras destacaram a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estabelecido pela Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que define as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, em condição peculiar de desenvolvimento, que demandam proteção integral e prioritária por parte da família, sociedade e do Estado.

 

Para a supervisora pedagógica da escola, Nayra Lima, o momento foi importante para esclarecer os direitos e mecanismos de proteção das crianças e adolescentes. “A discussão foi bastante produtiva e os alunos puderam tirar suas dúvidas referentes à temática abordada”, afirma.