A Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN (COINCITEC) executa a 2ª edição do ‘Projeto Empreendedorando’, que leva educação empreendedora para alunos da rede pública de ensino. A aula inaugural de apresentação do projeto aos alunos foi na Escola Municipal José Arinaldo Alves, em Macaíba/RN. Os estudantes tiveram um momento de integração e apresentação do projeto e seu cronograma.
O projeto é uma iniciativa do Grupo de Trabalho 2 da COINCITEC — “Educação e Formação: Empreendedorismo & Talentos”, liderado pela professora Marcella Assunção do IFRN. O GT2 representa o eixo “Educação Empreendedora” dentro das principais temáticas abordadas na Comissão de Inovação da FIERN e tem como objetivo levar conhecimento sobre empreendedorismo para alunos de escolas públicas do Estado e capacitá-los em uma educação empreendedora.
A professora Marcella Assunção do IFRN — líder do Grupo de Trabalho 2 da COINCITEC “Educação e Formação: Empreendedorismo & Talentos” — conduziu a aula inaugural do curso, que também teve a presença da analista da COINCITEC/FIERN, Helen Buonora, da agente local de inovação (ALI) do Sebrae, Júlia Dutra, e a diretora da escola, Arleane Gomes de Lira.
O programa de formação contempla a capacitação dos estudantes por meio de aulas teóricas e práticas de empreendedorismo, além de momentos de imersão em robótica e tecnologias digitais ao longo do curso. As aulas seguem até dezembro e totalizam uma carga horária de 24h.
Nesta segunda (27.11), os estudantes tiveram um momento de imersão em Robótica, aprenderam sobre programação além de diversas experiências em tecnologias associadas à concepção e construção de robôs no SESI ESCOLA em São Gonçalo do Amarante. As aulas foram ministradas pelos professores Josinaldo e Matheus, do SESI.
De acordo com Helen Buonora da COINCITEC/FIERN, “a iniciativa é relevante, porque a educação empreendedora tem um papel importante no processo pedagógico, promovendo o desenvolvimento de habilidades e atitudes empreendedoras, priorizando a integração entre os estudantes e análise de casos reais”. “Os resultados desse programa de formação, podem ser mensurados e contribuem efetivamente no processo da educação empreendedora com o desenvolvimento das soft skills (habilidades comportamentais), que são competências muito valorizadas no mercado de trabalho”, destaca.
Texto: Aldemar Freire, com informações da COINCITEC.
Fotos: COINCITEC