Comissão de Inovação da FIERN debate desenvolvimento de projetos com agentes do Programa ALI, do Sebrae

19/04/2023   17h21

O presidente da Comissão Temática de Ciência, Tecnologia e Inovação (COINCITEC) da FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, se reuniu com agentes de inovação do Programa ALI, do Sebrae-RN, para debater possíveis caminhos para desenvolver a inovação no Rio Grande do Norte. A reunião foi nesta quarta-feira (19), na Casa da Indústria, sede da FIERN, com participação da gestora do Núcleo de Apoio à Gestão de Inovação (NAGI) da FIERN, Susie Macêdo, e da assessora de relações institucionais do NAGI, Helen Buonora.

“Temos muitas possibilidades para desenvolver a inovação no estado. É um trabalho grande e necessita de muito esforço, mas podemos realizá-lo juntos enquanto ecossistema de inovação”, afirmou Djalma Júnior.

Durante o encontro, o presidente da COINCITEC/FIERN explicou as iniciativas dos grupos de trabalho da Comissão, destacando projetos como o Conexão RN, que aproxima setores produtivos e a Academia para a produção de tecnologias inovadoras; o Empreendedorando, que busca estimular o pensamento empreendedor dentro de escolas públicas; e a articulação para aprovação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os agentes de inovação também puderam apresentar o projeto. O programa de Agentes Locais de Inovação (ALI), é uma iniciativa do Sebrae em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O agente local de inovação é um bolsista selecionado e capacitado para atender e identificar necessidades dos pequenos negócios, buscando soluções inovadoras para cada empresa.

No Rio Grande do Norte, o projeto contempla as áreas de Produtividade, composto pela agente sênior Adelle Nogueira, e pelos ALIs Célia Buarque e Walter Medeiros; Transformação Digital, com as ALIs Suyane Holanda e Victorya Carvalho; e Educação Empreendedora, com Ceiça Moreno, gestora da Educação Empreendedora Sebrae-RN.