Comissão de Inovação da FIERN e FAPERN tratam de projetos para educação empreendedora e pesquisa aplicada

20/04/2023   11h33

O presidente da Comissão de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, se reuniu com o diretor presidente da FAPERN (Fundação de Amparo e Promoção da Ciência Tecnologia e Inovação do RN), Gilton Sampaio, a gestora do NAGI, Susie Macedo, e o superintendente do IEL-RN, Juan Medeiros. Durante a reunião, realizado na noite desta quarta-feira (19), eles trataram de projetos estratégicos que devem alavancar ações prioritárias em inovação, ciência e tecnologia. A diretora da FAPERN, Marta Souza, e a coordenadora, Marina Carvalho, também participaram do encontro.

Os projetos priorizam intensificar a pesquisa aplicada, programas de educação empreendedoras e ‘hackatons’ (eventos que reúnem desenvolvedores de software, designers e outros profissionais com o intuito de em um período curto de tempo criarem soluções inovadoras para algum problema específico) com participação de alunos de graduação dentro de empresas para construção de soluções de impacto mercadológico.

“Os desafios são expressivos” — cita o presidente da COINCITEC, Djalma Júnior — “e o Sistema Indústria com apoio do IEL se disponibilizou em atuar como instituição articuladora focal para garantir a implementação de programas e projeto envolvendo empresas, governo e Academia”.