Comissão de Inovação da FIERN participa de visita técnica ao ambiente de inovação tecnológica do IFRN

11/04/2023   17h40

O diretor 2º secretário e presidente da Comissão Temática de Ciência, Tecnologia e Inovação (COINCITEC) da FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, participou, nesta terça-feira (11), de uma visita técnica ao campus Cidade Alta do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que vai abrigar um ambiente de inovação. A visita serviu para apresentar os espaços físicos do projeto, liderado pelo IFRN, e que vai envolver todo o ecossistema de inovação do estado.

“É uma oportunidade gigante de criarmos um espaço que vai fortalecer o ecossistema de inovação da cidade e do estado”, comenta Djalma. “As expectativas são as melhores porque essa iniciativa pode desencadear, ainda, uma revitalização do comércio e de espaços culturais no centro da cidade”, completa.

Djalma Júnior pondera que o projeto do ambiente de inovação precisa ser apresentado aos entes públicos municipal e estadual e que o espaço pode impulsionar a economia local. “Haverá uma oportunidade de desenvolver tecnologias voltadas para o varejo, haja vista a grande massa de varejo nas redondezas do local, mas também para a indústria do estado. Todo espaço de inovação precisa de estímulos para ser contemplado com uma enxurrada de ideias e o espaço físico que o IFRN Cidade Alta dispõe é um grande estímulo para isso”, declara.

O local contará com uma incubadora de empresas, salas de capacitações, laboratórios tecnológicos, escritório da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) e da editora da IFRN, além de espaços para eventos artísticos e culturais. “O conceito do projeto é de ser um ambiente onde estarão reunidas a Academia, empresas, agências de fomento e demais organizações que trabalhem com a inovação”, explica o diretor de Inovação Tecnológica e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFRN, João Teixeira.

A proposta da visita foi, também, receber sugestões e ideias dos visitantes para implementações no projeto original do espaço. Para o presidente executivo do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), Olavo Bueno Oliveira Filho, “esse projeto pode ser um embrião para mudar a realidade da cidade, principalmente na região de Cidade Alta”.

Também participaram da visita a gestora do Núcleo de Apoio à Gestão de Inovação da FIERN (NAGI-FIERN), Susie Macêdo; a assessora de relações institucionais do NAGI-FIERN, Helen Buonora; a assessora do SENAI-RN, Chayenne Gomes; o coordenador de Inovação do IFRN, Rafael Hernandez Damascena dos Passos; além de representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, da Fecomércio-RN e do Sebrae-RN.