Comissão de Inovação da FIERN realiza WorkTalk Lei do Bem em parceria com Funpec e Sebrae

27/02/2023   12h25

 

O Ecossistema de Inovação do Rio Grande do Norte vai realizar no próximo dia 8 de março, das 16 às 19 horas, na sede do SEBRAE, em Natal/RN, o WorkTalk Lei do Bem, que pretende estimular a captação de novos projetos e parcerias, por meio de disseminação na prática de como as indústrias e pesquisadores podem se beneficiar da Lei do Bem.

A iniciativa é do Ecossistema de Inovação do RN, sob a governança da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC FIERN), juntamente com a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura – FUNPEC, do SEBRAE e do Pró-Saúde que é um grupo formado por atores de diversas classes profissionais do setor.

O evento aberto ao público, conta com as presenças do presidente da COINCITEC, o empresário Djalma Barbosa da Cunha Júnior, do diretor superintendente do SEBRAE, Zeca Melo e do diretor Geral da FUNPEC, professor André Laurindo Maitelli.

Na condução específica da temática o evento vai contar com as presenças do especialista na Lei do Bem, Fellipe Solano Paes, do FI Group, que é uma empresa especializada na obtenção de incentivos fiscais e financiamentos relacionados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (PD&I), com mais de 20 anos de experiência e do coordenador-geral de Atração de Investimentos do MCTI, Arthur Pullen Sousa.

De acordo com a secretária executiva da COINCITEC, Susie Macedo, objetivo principal do evento é apresentar para diferentes empresas e pesquisadores, ações da teoria à prática referente ao entendimento do incentivo fiscal e os créditos de PIS e Cofins sobre as despesas que podem ser aplicadas em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, contemplados na Lei 11.196/05, conhecida como a “Lei do Bem”.

“Esse bate papo vai contemplar uma rica discussão sobre uma das políticas públicas que favorecem o desenvolvimento de Inovação tecnológica sob o conceito, estabelecido pela legislação brasileira, de modo a agregar novos produtos, processos e funcionalidades resultando em melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade, produtividade e maior competitividade no mercado”, explica.

Susie acrescenta que as empresas aptas para usufruir destes benefícios precisam comprovar que optam pelo regime de lucro real, que estão regularizadas quanto à quitação de tributos federais e demais créditos inscritos em dívida Ativa da União e por fim apresentarem lucro fiscal real no ano base.

Durante o evento será apresentado um ‘case’ de sucesso no RN: Projeto de Pastas de cimento para poços petrolíferos, um projeto de (PD&I), que atende a todas as exigências para obtenção dos benefícios da Lei do Bem, pelo Prof. Dr. Júlio Cezar de Oliveira Freitas do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Terá também uma exposição da coordenadora do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologia em Saúde (GITS) no IMD-UFRN, pela Prof.ª Dra. Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro Rodrigues, e pelo Prof. Dr. Itamir de Morais Barroca Filho, que atua como diretor na Unidade EMBRAPII – aplicações dos projetos de IOT na indústria.

Os interessados em participar do WorkTalk, deverão se inscrever no link: https://www.sympla.com.br/worktalk-lei-do-bem__1883635

Confira a Programação:
16h – Abertura: Zeca Melo (SEBRAE), Djalma Barbosa da Cunha Júnior (FIERN/COINCITEC) e André Laurindo Maitelli (FUNPEC)
16h20 – Fellipe Solano Paes: Lei do Bem da Teoria à Prática
16h40 – Arthur Pullen Sousa: Perspectivas de Investimentos em CT&I
17h – Coffee-break
17h20 – Prof. Dr. Júlio Cezar de Oliveira Freitas – Projeto de Pastas de cimento para poços petrolíferos.
17h40 – Prof.ª Dra. Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro Rodrigues – Projetos de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde – FUNPEC/UFRN/Tecnológico Saúde.
18h – Prof. Dr. Itamir de Morais Barroca Filho – Unidade EMBRAPII – IMD – aplicações dos projetos de IOT na indústria.
18h20 – Encerramento
18h40 – perguntas

Serviço:
Data: 09/03/2023
Horário: 16 às 19 horas
Local: Sede do Sebrae-RN, Avenida Lima e Silva, 76, Lagoa Nova, Natal, RN.
As inscrições podem ser feitas através do link: https://www.sympla.com.br/worktalk-lei-do-bem__1883635