Comissão de Inovação da FIERN reúne líderes para elaborar Plano de Ação 2023

5/04/2023   12h16

A Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado Rio Grande do Norte (COINCITEC/FIERN) reuniu líderes dos Grupos de Trabalho da comissão, na manhã desta quarta-feira (5), na Casa da Indústria, para alinhamento das ações a serem realizadas pelos Grupos de Trabalhos – GT’s. A pauta da reunião priorizou, a integração das novas lideranças e apresentação das linhas dos Grupos de Trabalho (GTs 2023) com base no relatório do ano de 2022.

Para o diretor regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) e presidente da COINCITEC, Djalma Barbosa Júnior, este alinhamento é imprescindível. “Estamos aqui para apresentar as linhas e ouvir cada um, suas ideias e propostas, para que possamos fazer um planejamento que contemple a inserção de conteúdos pertinentes as tendências macro do ecossistema de inovação no RN.”, diz.

Cada GT tem um tema, ou status, termo técnico usado na reunião. O GT 1 – Inovação, Ciência e Tecnologia – PDI, priorizando conclusão do Programa Conexões Indústria & Academia do setor de Laticínio e início do Programa com o Segmento de Pesca no RN, o status GT 2 é Educação -Formação: Empreendedorismo – Talentos, com uma nova versão do Programa Empreendedorando e articulação para nova atividade de formação de Formação de Multiplicadores em práticas de Empreendedorismo (projeto: IMD e SEBRAE); já o GT 3 Questões Regulatórias e Políticas Públicas: ampliação do escopo envolvendo diretamente ações de CTI na Prefeitura do Natal RN, priorizando avanços na Lei Municipal de Inovação e operacionalização do Fundo Municipal de Apoio à Ciência e Tecnologia FACITEC, e, por fim, GT 4 – Fomento-Financiamento, ressaltando o lançamento do Hub de Aceleradoras – Start ON – parceria SEBRAE & ABStartup.

De acordo como a secretária executiva da COINCITEC, Susie Alves Silva de Macêdo, o Plano de Ação da Comissão para 2023 será elaborado com suporte dos líderes de cada grupo de trabalho. “O plano norteia e direciona de modo concreto o desenvolvimento das ações, transformando oportunidades, de modo a proporcionar resolução para diferentes desafios”, afirma.

Além desse ponto, a reunião também tratou de pautas como participação nos workshops de atualização da metodologia do ELI (Sebrae) – Desafio integrado do Ecossistema de Inovação; e Ações para modernização e maturidade do Ecossistema de Inovação do RN.

Sobre a COINCITEC

A Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN visa dar suporte técnico e estratégico para que a presidência da Federação das indústrias na busca por soluções para os gargalos que perpassam as temáticas da inovação, ciência e tecnologia e demais interesses do Estado do Rio Grande do Norte. Sua estruturação se fundamenta em projetos e atividades relacionados diretamente à temática: Inovação, Ciência e Tecnologia.