Comissão de Prevenção de Acidentes e Assédio realiza palestra sobre prevenção a acidentes de trânsito

19/05/2023   16h58

 

Colaboradores do Sistema FIERN puderam assistir a uma palestra sobre prevenção a acidentes de trânsito, na tarde desta sexta-feira (19). O evento aconteceu no auditório Joaquim Vitor de Holanda, na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

 

Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Casa da Indústria em parceria com a Autoescola Destaque, a palestra faz parte da campanha Maio Amarelo, que neste ano tem como tema “Atenção Pela Vida”. O movimento tem como objetivo chamar a atenção para o elevado índice de acidentes no trânsito.

 

 

Thiago Santos, presidente da CIPA SESI-RN, comenta que a palestra foi importante para todos os colaboradores. “Entendemos que o Maio Amarelo traz a conscientização sobre a importância desses cuidados que temos que ter no trânsito e decidimos trazer essa orientação para toda a equipe”, declara.

 

O instrutor da Autoescola Destaque, Eduardo Oliveira, proferiu a palestra e reforça que as instruções valem para qualquer pessoa e não apenas condutores. “Trouxemos uma pauta voltada para a segurança no trânsito, que é importante para condutores, passageiros e pedestres”, aponta.

 

 

“O trânsito é feito para as pessoas, é algo coletivo. Além disso, é como um jogo, ou seja, tem regras. Nesse sentido, é muito importante sinalizar as intenções de movimento, seja de passagem em faixa de pedestre, conversões e paradas”, ressalta.

 

Já a presidente da CIPA SENAI-RN, Danielle Granjeiro, destaca a importância da temática para o ambiente de trabalho. “O acidente de trajeto é um tipo de acidente de trabalho, que acontece nos deslocamentos para o local de trabalho, e pode ser evitado com as valiosas instruções passadas durante a palestra”, afirma.

 

“A CIPA tem procurado realizar ações com foco na prevenção de acidentes todos os meses. Em fevereiro, tivemos uma palestra que tratou da prevenção à Síndrome de Burnout, em março realizamos inspeções para a melhoria de instalações nos ambientes da Casa da Indústria e, em abril, tivemos uma ação de profilaxia odontológica em parceria com a Uniodonto”, explica Danielle.

 

 

CIPA da Casa da Indústria

A CIPA SESI é composta por Thiago Santos de Paula Souza, presidente; Lucas de Souza Dantas, vice-presidente; Macélia Maria Barbosa de Medeiros, secretária; e Rafaela Martinez Araújo de Lacerda, vice-secretária.

 

A CIPA SENAI é composta por Anna Danielle do Nascimento Granjeiro, presidente; Sônia Maria dos Santos, vice-presidente; Aline Maria de Melo Paris Rego, secretária; e Rafael Teixeira Ribeiro Dantas, vice-secretário. E tem como representante da FIERN, Oberdan Silva Costa, e do IEL, Arioneida Alves da Mota.