Comissão Interna de Prevenção de Acidentes faz ação do Dezembro Vermelho na Casa da Indústria

1/12/2022   13h13

 

Uma ação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA SESI-SENAI Casa da Indústria) disponibiliza, neste mês, um totem com preservativos para colaboradores, na Casa da Indústria, em alusão ao ‘Dezembro Vermelho’. Esta é uma ação inserida na Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e Outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

 

Para a presidente da CIPA SENAI Casa da Indústria, Anna Danielle Granjeiro, a Comissão compreende a importância de disseminar os conhecimentos e estimular entre seus colaboradores a adoção das medidas preventivas.

 

“Nesse sentido, a comissão, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibilizou a todos os colaboradores, em caixa afixada na entrada funcional, preservativos que poderão ser pegos a qualquer momento”, explica.

 

A ação objetiva, ainda, chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

 

Segundo a SMS, são um conjunto de atividades relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais ISTs, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o SUS coloca à disposição da população as estratégias e tecnologias mais avançadas para a prevenção da infecção pelo vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP); além de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e ações específicas para populações-chave para resposta ao HIV, como pessoas trans, gays, homens que fazem sexo com homens, trabalhadores do sexo, população privada de liberdade e usuários de álcool e outras substâncias.

 

 

Papel da CIPA
Nas empresas e instituições as CIPA’s têm como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Na Casa da Indústria, o funcionário Thiago Santos de Paula Sousa é o presidente da CIPA SESI, e Danielle, da CIPA SENAI.

 

Conquistas HIV/AIDS
No Brasil, 92% das pessoas em tratamento já atingiram o estágio de estarem indetectáveis, ou seja, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids.

Essa conquista se deve ao fortalecimento das ações do Ministério da Saúde para ampliar a oferta do melhor tratamento disponível para o HIV, com a incorporação de medicamentos de primeira linha para tratar os pacientes.

A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017, de 7 de novembro de 2017, como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).