Comissão Temática de Inovação da FIERN participa de encontro sobre desenvolvimento de Macaíba

12/12/2022   12h35

A secretária executiva da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da FIERN, Susie Alves de Macedo, participou nesta segunda-feira (12) do 1º Encontro Ecossistema Tríplice Hélice, que aborda o tema “A importância da cooperação tríade na promoção do desenvolvimento econômico”, promovido pela Prefeitura Municipal de Macaíba/RN.

Na ocasião, foi feita a apresentação do programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL), da Federação do Comércio, desenvolvido pelo SENAC. Susie Alves de Macedo assinou representando a COINCITEC-FIERN, como instituição atuante no Ecossistema Tríplice Hélice de Macaíba.

Pelo programa apresentado, são esperados como resultados uma gestão participativa e clima de cooperação; atores locais capacitados; desenvolvimento de um Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PMDE); e projetos pilotos do PMDE em andamento.

Para Susie, o evento fortalece compromissos com empreendedorismo e inovação sob o conceito de Ecossistema. “A FIERN estimula e apoia essas inciativas, na certeza de que alcançaremos resultados que contribuirão para o incremento produtivo e sustentável no RN”, diz.

Ela acrescenta que ecossistemas organizados sustentam práticas de pesquisa, ensino, suporte de habitats e ambientes atrativos para investidores, prestações de serviços diferenciados, sob governança responsável, comprometida e compartilhada em prol de crescimento de empresas e serviços com alto valor agregado.

“Tudo isso é possível, potencializando forças e oportunidades que compreendem empresas, ICT’s e apoio de órgãos públicos, a chamada Tríplice Hélice”, enfatiza.

Também participaram do evento o prefeito Macaíba, Emídio Júnior; o secretário municipal de Desenvolvimento, Auri Simplício; o vice-presidente da Fecomércio-RN, Luiz Lacerda; a presidente da Associação do Parque Científico e Tecnológico PAX, Ângela Paiva; o diretor do Instituto Santos Dumont (ISD), Jovan Gadioli.

O evento aconteceu no auditório do Instituto Santos Dumont (ISD). O ISD é uma das instituições associadas fundadoras do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), criado com o objetivo de fomentar o ecossistema de tecnologia e inovação no Rio Grande do Norte.

Conselho de Administração da Associação do PAX
Quinze instituições compõem o Conselho de Administração da Associação do PAX: Governo do Estado; Prefeituras dos municípios de Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Natal; Instituto Santos Dumont (ISD); Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern); Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN); Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN) e a Fecomércio RN.