“Dona de casa e empresária” é como se apresentam cerca de 10,3 milhões de brasileiras ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE). Juntas, elas somam 34,4% dos donos de negócios no país. Com tantas mulheres, vem muito potencial. De olho na oportunidade de preparar mais empresárias industriais para expadir a atuação ao exterior, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou o programa Mulheres Globais.
“Percebemos que não bastava apenas apresentar as ferramentas e os marketplaces, tínhamos de tratar as competências das empresárias para negociar e alavancar os negócios. Não estamos falando de um programa só de mulheres. O conhecimento do projeto vem de ambos os gêneros. Não se trata de times diferentes, de um lado homens e do outro mulheres, se trata de condições iguais para os dois negociarem e terem sucesso”, destaca especialista em Internacionalização da CNI, Sarah Saldanha.
A iniciativa, criada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (ApexBrasil), envolve workshops, mentorias em grupo e mentorias individuais. O objetivo é definir as propostas de valor e os modelos de negócios das mentoradas, de acordo com o tema de cada etapa.
A primeira rodada do programa foi dividida em dois ciclos para indústrias de moda, cosméticos, alimentos e bebidas, com o tema “E-commerce como estratégia de expansão”. Em workshop realizado em São Paulo no último dia 6, representantes de grandes empresas, como Bauducco e BRF, e especialistas em comércio exterior compartilharam experiências e conselhos para a inserção de novos negócios brasileiros no mercado internacional.
A Agência de Notícias da Indústria trouxe as principais dicas da especialista em Transformação Digital com foco em e-commerce Paula França, e as experiências e conselhos de grandes indústrias alimentícias, como a Bauducco e a BRF.
Agência de Notícias da Indústria