Equipes do SENAI-RN participam de seletiva nacional para o mundial WorldSkills 2022

14/03/2022   12h28

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realiza as seletivas nacionais da competição de educação ocupacional WorldSkills e o Rio Grande do Norte tem competidores no páreo. São alunos dos cursos do SENAI Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (SENAI-CETIB-Mossoró), Ismael Victor Fernandes de Sousa e Jece James Ferreira da Silva; e do Centro de Educação e Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), Danilo Mendes Pereira que disputam a etapa nacional. Os ganhadores garantem vaga para a disputa mundial na China.

 

A WorldSkills Competition (WSC), maior disputa de educação profissional do mundo, acontece entre 12 e 17 de outubro em Shanghai, na China.

 

 

Ismael Victor (CETIB) concorre na ocupação Soldagem, sendo acompanhado pelo professor treinador Max Wendell; e Danilo Mendes (CTGAS-ER) concorre em Mecânica de Refrigeração e ar-condicionado, acompanhado pelo professor treinador José Rodrigues. Os treinadores atuam durante o processo na função de avaliador.

 

Tanto Ismael quanto Danilo viajaram, no último domingo (13), com seus treinadores para as seletivas que começam nesta segunda-feira (14) e seguem até o dia 19 de março, em Recife (PE) e Osasco (SP). Já o competidor Jece James (CETIB), que compete na ocupação Construção de Estruturas Metálica, só embarcará na próxima semana para a cidade de Contagem (MG), onde acontece a seletiva para esta modalidade. O aluno será acompanhado pelo professor treinador Luiz Arquilino de Sousa Neto.

 

De acordo com gerente da Unidade de Educação e Tecnologias do SENAI-RN, Simone Oliveira, nesta etapa da competição, os alunos de cada região concorrem a uma vaga para o mundial WordSkills 2022. “Considerando todo o processo pelo qual os alunos passaram, tanto nos aspectos técnicos quanto psicológicos, nós estamos confiantes e com as melhores expectativas. Claro que eles estão competindo com outros que também se prepararam, mas estamos na torcida que nossos competidores possam ir para o mundial”, diz Simone.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

WordSkills Competition

A competição foi idealizada em 1946, logo após a Segunda Guerra Mundial, e criada em 1950 com o intuito de incentivar jovens a adquirir conhecimentos técnicos necessários para reparar um mundo devastado pelas batalhas militares.

 

Jovens de todo o mundo e os melhores alunos de cada continente se reúnem para disputar medalhas em diferentes modalidades. Após a seleção das Delegações representativas de cada profissão técnica para as disputas, podendo ser escolhido uma pessoa ou equipe.

 

A última edição da competição aconteceu em Kazan, na Rússia, em 2019. Mais de 1.300 competidores de 63 países, em 56 modalidades, participaram do evento. O Brasil ficou em 3º lugar geral e conquistou 2 medalhas de ouro, 5 pratas e 6 bronzes, nas modalidades de Desenho Mecânico em CAD, Mecânica de Veículos Pesados, Computação em Nuvem, Tecnologia da Moda, Tornearia CNC, Engenharia de Moldes para Polímeros, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Instalações Elétricas Prediais, Segurança Cibernética, Aplicação de Revestimento Cerâmico, Tecnologia de Laboratório Químico, Mecatrônica e Soldagem respectivamente.