Compliance FIERN leva treinamentos sobre nepotismo para unidades da SESI Escola RN

20/10/2023   13h20

 

O Programa Corporativo de Compliance do Sistema FIERN realiza desde setembro uma séria de treinamentos destinados aos professores e supervisores pedagógicos da SESI Escola Rio Grande do Norte. Trata-se de uma parceria com a Gerência de Educação da SESI Escola RN.

 

A gerente executiva de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, juntamente com a gestora de Compliance do Sistema FIERN, Gabriella Rebouças, desenvolveram o cronograma, que inclui as unidades escolares das cidades de Macau, Mossoró e São Gonçalo do Amarante.

 

Os treinamentos abrangem todos os turnos e ensinos, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. “É importante levar para cada unidade o real significado do nepotismo, para que todos saibam, tirem suas dúvidas e sejam conscientes das normas da instituição”, explica Karenine Medina.

 

De acordo com Gabriella Rebouças, o nepotismo é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego. “Para fins de nepotismo, considera-se como familiar o cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau”, explica.

 

Gabriela enfatiza a importância dos treinamentos para a instituição. “O treinamento pode ajudar a melhorar uma cultura de conformidade dentro das Entidades. Isso significa que os nossos colaboradores compreendem a importância dessas práticas no dia a dia. Além disso, essa conformidade colabora com um ambiente de trabalho responsável, seguro e ético”, conclui a gestora.

 

Programa de Compliance
A gestão do Programa Corporativo de Compliance da FIERN estabelece procedimentos para prevenir, detectar e remediar riscos relacionados ao cumprimento de leis e regulamentos sob a perspectiva da ética e da integridade.

 

O Compliance estabelece tanto para os terceiros, como para os colaboradores, qual a imagem que a empresa quer passar e seu comprometimento em buscar soluções antes que o problema apareça.

 

É uma área que trata de conformidade, ou seja, é a área responsável por verificar se todos os setores estão trabalhando de acordo com os normativos internos e também com as leis e regulamentos externos.

 

Texto: Jô Lopes - Unicom FIERN
Edição: Sara Vasconcelos
Imagens SESI Escola #SESI #COMPLIANCE #FIERN