Confiança da indústria potiguar exibe moderação em fevereiro, mostra ICEI FIERN

15/02/2023   13h11

 

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 0,4 ponto em fevereiro de 2023, passando de 53,7 para 53,3 pontos, mas permanece acima da linha divisória de 50 pontos, indicando que os empresários potiguares seguem confiantes, embora menos do que no levantamento de janeiro. Os números são disponibilizados pela Unidade de Economia e Pesquisa da FIERN.

 

Na comparação com fevereiro de 2022, o ICEI decresceu 0,8 ponto (54,1 pontos), e está 1,1 ponto abaixo de sua média histórica (hoje em 54,4 pontos). Os executivos norteriograndenses voltaram a perceber piora nas condições correntes de seus negócios na comparação com os últimos meses (indicador de 46,0 pontos), após sete meses apontando melhora.

 

As expectativas para os próximos seis meses, por sua vez, tornaramse mais positivas (57,0 pontos). A pesquisa mostra também que os empresários da Indústria da Construção aumentaram o nível de confiança, enquanto os das Indústrias Extrativas e de Transformação se mostraram menos confiantes do que no levantamento anterior.

 

No que tange aos portes de empresa pesquisados, verificase que as médias e grandes indústrias estão menos confiantes, enquanto as pequenas demonstram confiança pelo segundo mês seguido (indicadores acima de 50 pontos indicam confiança e abaixo, falta de confiança).

 

A pesquisa completa está disponível no link: https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2023/02/ICEI_fev2023.pdf