Conheça os homenageados pela FIERN com a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore

13/12/2022   18h11

Em solenidade a ser realizada na quarta-feira (14), a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) vai entregar a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore — principal homenagem prestada como reconhecimento a personalidades que se destacam pelo empreendedorismo, trabalho para o desenvolvimento da indústria e em defesa da livre iniciativa.

 

O evento será realizado no Versailles Recepções, em cerimônia restrita à Diretoria da FIERN, a partir das 19h.

 

Na ocasião, também será entregue a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, outorgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mais alta honraria aos empresários que contribuem para o fortalecimento da indústria nacional e para o crescimento sustentado da economia brasileira, que será entregue à empresária Conceição Tavares.

 

Conheça os homenageados na edição 2022 da Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore:

 

Camilo Garcia Dantas (in memoriam)
Foi pioneiro da indústria de moagem de café na região do Seridó onde fundou empresas e incentivou atividades econômicas e culturais. No Estado, foi um dos primeiros a empreender neste setor. Em 1976, expandiu as atividades para a Paraíba. E, a partir de 1986, deu início a unificação e modernização de uma nova planta industrial em Caicó e a uma indústria para fabricação de flocos de milho e derivados, com a marca “Bangumil”. Atualmente, o Café Bangu, com 70 anos, é a mais longeva em atividade no RN. Camilo Garcia Dantas também esteve entre os fundadores do Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do RN (SINDICAFÉ/RN).

 

João Antônio Coutinho da Motta
Com uma trajetória dedicada ao empreendedorismo e liderança nos setores aos quais se dedica, João Motta presidiu a Associação dos Curtumes do Nordeste (entre 1973 a 1974 e 1978 a 1979), a Associação da Indústria de Curtumes do Brasil (1984 a 1985) e o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (1984-1985). Representou a presidência das empresas J.Motta Indústria e Comércio S/A; Confecções Arpel S/A e Poty Couros Ltda. Na Segunda Guerra Mundial, a grande demanda por couros impulsionou a fábrica. Em 1969, ele conseguiu abrir o mercado externo para exportação, com negócios em mais de 20 países, especialmente na Europa e na Ásia.

 

Marcelo Rosado
Atua na diretoria da Empresa Brasil Química e Mineração Industrial (BQMIL), premiada nacionalmente, em 2019 e 2021, pela CNI, entre as três melhores em inovação, na categoria processos. Também está no varejo, no segmento de material de construção, junto à Rede A Construtora. Foi diretor da Caern, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), em Natal. Presidiu a FCDL/RN e integrou a direção da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas). Atua como presidente do SINECIM (Sindicato dos Produtores de Calcário e Fabricantes de Cimentos e Argamassas). É membro do Conselho e da Diretoria na FIERN e diretor do Mais RN, além de conselheiro do SENAI/RN e da COINCITEC/ FIERN e do Conselho técnico científico do PAX/UFRN.

 

Roberto Serquiz
É diretor primeiro tesoureiro da Federação das Indústrias do RN e está à frente do SICRAMIRN (Sindicato da Indústria de Bebidas e Águas Minerais do RN), entidade que preside pelo segundo mandato (não consecutivo), além de presidir a Comissão Temática do Meio Ambiente (COEMA) da FIERN e membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONEMA) do RN. Foi eleito, em outubro deste ano, presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) para o mandato 2023-2027.
É empresário dos setores de água mineral e de reciclagem. Atualmente é membro dos Conselhos do SENAI, do SEBRAE e do Departamento Nacional do SESI. Ele também é um dos fundadores e primeiro presidente do Sindicato de Reciclagem e Descartáveis do RN (SINDRECICLA).

 

Ednaldo Mendonça Barreto
Presidente do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias do RN (SINDAL) pelo segundo mandato. Foi secretário de Desenvolvimento Econômico em São José de Mipibu, onde também fundou e presidiu a CDL. Além da atuação no SINDAL na FIERN, é conselheiro do SESI/RN e atualmente é conselheiro do SENAI/RN. Integra o Conselho de Assunto Legislativos da CNI, representando a FIERN perante a indústria nacional. Preside a Comissão Temática de Relações Internacionais e Comércio Exterior (CORIMEX). Foi eleito para integrar a próxima diretoria Federação das Indústrias na terceira vice-presidência.

 

Ricardo Savini
CEO da 3R Petroleum e um dos fundadores da companhia. Tem 33 anos de experiência na indústria de petróleo e é especialista em produção e no redesenvolvimento de campos maduros. Trabalhou na Venezuela, nos Estados Unidos e na Argentina. Atualmente, é o Diretor Presidente e conselheiro da 3R Petroleum e Participações S.A., bem como de suas subsidiárias, além de Membro do Comitê de Pessoas e Remuneração e do Comitê Financeiro da Companhia.

 

Homenageada com Medalha da Ordem do Mérito Industrial CNI:

 

Conceição Tavares
Uma das vice-presidentes da FIERN e presidente do Sindicato das Indústrias de Material e Laminados Plásticos do Rio Grande do Norte (SINDPLAST/RN). Na década de 1980, ela fundou a empresa IPLAN – Indústria de Plásticos Andréa Ltda — que atualmente atende, além do setor agropecuário, a construção civil, com a fabricação de tubos, eletrodutos, perfis e caixas plásticas e tem mais de 30 anos no mercado. É a primeira mulher a fazer parte da diretoria da Federação das Indústrias do RN e foi eleita para integrar a próxima diretoria Federação das Indústrias como uma das vice-presidentes. Entre as diversas homenagens que já recebeu por sua representação do setor produtivo, se destacam o Troféu ABIPLAST pelo desempenho empresarial e a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, concedida pela FIERN.