Os conselheiros do SESI no Rio Grande do Norte destacaram a atuação do empresário Amaro Sales de Araújo nos doze anos em que presidiu o Conselho Regional do Serviço Social da Indústria no Estado e o Sistema FIERN. Os pronunciamentos foram na noite desta quarta-feira (25) na reunião do Conselho.
“Com sua história, formação e trajetória, fez desta instituição maior do que encontrou e podemos acompanhar no Conselho o êxito deste trabalho”, destacou o auditor Cláudio Gabriel de Macedo Júnior, que representa o Ministério do Trabalho e Emprego no colegiado.
O diretor primeiro secretário da FIERN, Heyder Dantas, afirmou que na presidência do Conselho do SESI e da Federação da Indústrias do RN, Amaro Sales teve a capacidade de superar os desafios do período. Heyder Dantas ressaltou que a gestão liderada por Amaro Sales deixa um legado que será referência no Rio Grande do Norte.
A reunião do Conselho foi a que antecedeu a solenidade de posse do empresário Roberto Serquiz na presidência da FIERN, nesta quinta-feira (26), no Olimpo Recepções, a partir das 20h, para mandato que vai de outubro de 2023 a outubro de 2027. Roberto Serquiz participou da reunião e destacou a atuação de Amaro Sales.
Presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do RN (SINDIPAN), Ivanaldo Maia, lembrou a atuação de Amaro Sales no setor. Diretora da FIERN e presidente do Sindicato das Indústrias de Material e Laminados Plásticos do Rio Grande do Norte, Conceição Tavares também elogiou a gestão de Amaro Sales na FIERN e a liderança que ele exerceu no Conselho Regional do SESI-RN.
Para Ildon Araújo de Morais, representante dos Trabalhadores da Indústria no Conselho, entre as principais realizações no período estão a inauguração nova SESI Clínica Clóvis Motta, em Natal. “Está muito bem localizada e estrutura”, apontou Ildon Araújo.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Sal do RN, Airton Torres, ressaltou a atuação do atual presidente do Conselho do SESI ao assegurar serviços para a indústria e a defesa do setor foram algumas das principais característica da gestão.
“Hoje a palavra é de agradecimento aos conselheiros, aos gestores, gerentes e colaboradores”, disse Amaro Sales. Ele citou algumas ações do SESI no período de sua gestão, entre as quais as reformas e ampliação das escolas da instituição, que asseguraram unidades de ensino que hoje são referência, a entrega da nova SESI Clínica e das SESITECs em diversos municípios. Ele lembrou que na pandemia o Serviço Social da Indústria foi determinante para a superação dos desafios ao contribuir com a vacinação em Natal.
“A nova SESI Clínica é uma obra-prima ao trabalhador. O local tem excelentes instalações e condições de atendê-los de forma adequada”, disse o presidente da FIERN. Ele citou também que os serviços da instituição chegam aos 167 municípios do RN.
O superintendente do SESI, Juliano Martins, salientou números destes doze anos, entre os quais os que apontam que foram 518 mil matrículas em Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, Educação Continuada e no projeto Vira Vida. Ele destacou também a criação da Escola SESI de referência São Gonçalo do Amarante, que atende a mais de 1.500 alunos, as reformas das unidades de Macau e de Mossoró, esta última será ampliada e transformada também em Escola de referência passando a oferecer 1.780 vagas. Além de 25 Indústrias do Conhecimento e 12 SESITECs entregues no período; a realizou a reforma do Solar Bela Vista e mais de 80 apresentações da SESI Big Band levando cultura a um público superior a 400 mil pessoas.
Na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) são mais de 2,2 milhões de atendimentos a trabalhadores da indústria, 1,5 milhão de atendimento com programas de esporte e lazer, 461,7 mil CNPJ atendidos, dos quais 70% são da indústria. Durante a pandemia da Covid-19, por meio do Ação pela Vida, o SESI-RN aplicou 363 mil doses de vacinas no estado, sendo 29.397 em trabalhadores da indústria.
Texto e fotos: Aldemar Freire