Cônsul da Suíça visita Centro Internacional de Negócios da FIERN e o CTGAS-ER

30/01/2020   17h11

O Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte recebeu, na tarde desta quinta-feira (30), a visita do cônsul geral da Suíça no Rio de Janeiro (RJ), Rudolf Wyss. O diplomata foi recebido pelo responsável técnico do CIN/FIERN Luiz Henrique Guedes e os assessores da FIERN José Bezerra Marinho e Hélder Maranhão. O encontro, na Casa da Indústria, foi essencialmente técnico, de coleta de informações para possíveis parcerias do governo da Suíça com a indústria do Rio Grande do Norte.

O cônsul demonstrou interesse em áreas estratégias como inovação, educação e energias. A primeira visita faz parte de ações do governo da Suíça em ampliar as relações comerciais com o Brasil, país onde está presente há 200 anos. Nos próximos meses o cônsul deverá voltar ao Rio Grande do Norte para uma agenda institucional em decorrência de interesses da Suíça em torno do Nordeste brasileiro.

Além da pauta de exportações e importações do RN, compiladas pelo Centro, foram apresentadas as potencialidades do estado, elencadas no Mais RN. O programa, atualizado em 2018, traz um panorama de oportunidades e desafios para fomentar a economia do estado e atrair investimentos, com indicação de ações e medidas necessárias em setores importantes como o reequilíbrio fiscal, investimentos em infraestrutura, geração de emprego, além de melhoria do ambiente de negócios. Uma cópia do Mais RN – Agenda Potiguar 2019/2022 foi entregue ao cônsul.

CTGAS

O cônsul também visitou as instalações do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), onde foi recebido pelo diretor e do CTGAS e do Instituto SENAI de Energias Renováveis, Rodrigo Diniz de Mello, para tratar de possíveis cooperações de interesse entre os dois países, nas áreas de energias renováveis e de tecnologias da indústria 4.0. O encontro ocorreu na sexta-feira (31).

Um workshop com participação de empresas da Suíça e de técnicos do Centro será realizado no segundo semestre desse ano. “Neste primeiro semestre ainda será feito um trabalho de articulação do Consulado com as empresas, a partir de perfil, para participar desse workshop”, explica Rodrigo Diniz.

Por Sara Vasconcelos, Unicom/FIERN