Cônsul-geral da Holanda conhece o Mais RN e elogia protagonismo da FIERN

3/08/2022   17h18

O potencial do Rio Grande do Norte para geração de energia renovável offshore e o ambiente favorável de cooperação entre entidades públicas e privadas no Estado foi destacado pelo cônsul-geral da Holanda, Niels Veenis, durante visita à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) nesta quarta-feira (3).

Na reunião com diretores da FIERN e integrantes do Mais RN, Veenis citou que um estudo de mercado feito em 2020 apresentava à época oito projetos offshore em execução no Brasil. Dois anos depois, esse número já saltou para 54 projetos. “A eólica offshore vai explodir no Brasil”, afirmou.

Atuando na chefia do Departamento Econômico do Consulado, ele comentou a possibilidade de conectar a FIERN com várias empresas holandesas que atuam no setor de energia. “O Rio Grande do Norte tem a oferecer na eólica offshore. Há um potencial em formação e já existe parte da cadeia de produção no estado. Identificamos aqui possíveis oportunidades para essas empresas holandesas”, comentou.

Para o diretor-primeiro tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, que estava representando o presidente Amaro Sales (ausente por estar em viagem para reunião da CNI), o cônsul-geral adjunto deixa o RN com muitas informações e oportunidades de negócios no Estado. Serquiz lembrou que a FIERN, ao longo da atual gestão, criou um ambiente para recepcionar o investidor no RN, com dados para que possa projetar cenários e decidir acerca dos investimentos.

Durante a visita à Federação, o cônsul-geral adjunto também conheceu o Mais RN, que foi apresentado pelo diretor Marcelo Rosado, o coordenador José Bezerra Marinho e o gerente Pedro Albuquerque.

Marcelo Rosado explicou que o Mais RN junta informações e monta cenários com números da economia estadual e dados referentes aos potenciais existentes. “É um momento aberto para oportunidades”, disse.

Já José Bezerra Marinho historiou o surgimento do Mais RN e frisou que a grande missão é “empreender, fazer as coisas acontecerem” no desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte.

O gerente do Mais RN, Pedro Albuquerque, mostrou ao cônsul as cadeias produtivas em destaque no estado como energias renováveis, petróleo e gás, fruticultura, pesca, mineração, dentre outros. Além disso, falou do mapa eólico desenvolvido pelo Mais RN que é considerado o mais completo da América Latina.

No final da reunião, Niels Veenis disse que sai impressionado com as informações apresentadas e que vai preparar um relatório detalhado a respeito, que servirá de subsídio para o Governo Holandês e também para investidores.

Ele se mostrou bastante confiante na possibilidade de empresas privadas se interessarem por investimentos no Rio Grande do Norte. Ontem, o cônsul chegou a visitar o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) para conhecer de perto as pesquisas, a estrutura e o trabalho técnico realizado no setor de energias renováveis. (leia aqui)

Participaram da reunião, ainda, o vice-presidente da FIERN, Silvio Bezerra; o diretor primeiro secretário, Heyder Dantas; o diretor segundo secretário, Djalma Barbosa da Cunha Júnior; o chefe de gabinete da presidência da FIERN, Helder Maranhão; a gerente de comunicação, Juliska Azevedo; a Coordenadora de Projetos do SENAI-RN, Amora Vieira, o responsável técnico pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIERN, Luiz Henrique Moreira Guedes; e o coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento do ISI-ER, Antônio Medeiros. O cônsul esteve acompanhado do pesquisador em energias renováveis, Rafael Monteiro.