Coordenadores do Projeto Soldado Cidadão visitam CTGAS-ER e CET Clóvis Motta

7/06/2022   15h48

 

Desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN), o Projeto Soldado Cidadão leva qualificação profissional para militares das Forças Armadas. Na manhã desta terça-feira (14), os oficiais responsáveis pela coordenação do projeto em nível nacional, regional e local visitaram os locais de execução dessa iniciativa no RN.

 

As visitas iniciaram no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, complexo que reúne o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – referências do SENAI no Brasil em soluções de educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade. Em seguida, os militares seguiram para o Centro de Educação e Tecnologias SENAI Clóvis Motta.

 

 

Participaram das visitas o Coronel Paulo de Tarso, coordenador do Projeto no Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (COTER); o Coronel Oswaldo Silveira, coordenador do Soldado Cidadão no Comando Militar do Nordeste (CMNE); o Major Fernando Manhães, representante estadual do Projeto; o 1º Sargento Rodrigo da Costa, adjunto da Seção de Comunicação Social; e o 2º Sargento Victor Hugo Mendonça, adjunto do representante estadual.

 

O diretor operacional do SENAI-RN, Emerson Batista, guiou a visitação pelas dependências do HIT-SENAI, onde os militares puderam conhecer os laboratórios de automação residencial e industrial, de energia fotovoltaica e eólica e de refrigeração e climatização. Também acompanharam a visita a analista de negócios do CTGAS-ER, Janaína Lima, e o instrutor de educação técnica Dimas Alves, que explicou os detalhes sobre as funcionalidades dos laboratórios e dos equipamentos.

 

 

“Nos últimos cinco anos temos feito um trabalho mais assertivo e próspero com o Projeto Soldado Cidadão e essa visita vem para fortalecer essa parceria”, afirma o diretor de operações do SENAI-RN. “Os coordenadores puderam tomar conhecimento de que estamos agindo no caminho certo, procurando ajudar o exército a devolver profissionais ao mercado de trabalho”, completa Batista.

 

Ele conclui ressaltando que “aqueles soldados que cumprem com o serviço militar e participam do projeto, ao final, saem não apenas com o certificado militar, mas com uma profissão bem ensinada nos quadros do SENAI”.

 

O Coronel Silveira destacou a felicidade e os ganhos com visita. “Cumprimento o SENAI-RN pelo grau de excelência na formação técnica e pelo espaço inovador que tem no HIT, onde são formadas pessoas que vão para o mercado, possibilitando a geração de renda e o desenvolvimento do estado”, destacou o coordenador do Projeto no CMNE.

 

Projeto

 

O Projeto Soldado Cidadão faz parte do Programa de Assistência e Cooperação das Forças Armadas à Sociedade Civil, sob a responsabilidade do Ministério da Defesa. A iniciativa tem finalidade de proporcionar qualificação profissional aos militares temporários carentes ou em situação de risco social, possibilitando melhores condições de ingresso no mercado de trabalho ao término do Serviço Militar.

 

Atualmente, o SENAI-RN oferece cursos de qualificação de curta duração, com carga horária de 180h. “Esse projeto tem caráter social. Busca oferecer aos jovens que cumprem o serviço militar uma oportunidade de retornar à vida civil com uma qualificação”, enfatiza o Coronel Tarso.

 

Na visita desta terça-feira os representantes do Projeto levantaram a possibilidade da realização de cursos técnicos dentro do Soldado Cidadão no Rio Grande do Norte. “Sempre perseguimos essa meta de oferecer cursos técnicos para os soldados”, aponta o coordenador do Projeto no COTER. “Fizemos uma iniciativa piloto em Salvador, com cursos técnicos sendo oferecidos no Soldado Cidadão e fomos muito bem-sucedidos”, completa o oficial.