CTGAS-ER sedia “Meninas em Ação”, com estímulos e desafios que abrem portas a estudantes no setor de energia

9/11/2022   18h39

Quarenta meninas de escolas públicas de Natal se reúnem nesta quinta-feira (10) no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, em um mergulho no universo da diversidade, da equidade e da energia solar, que vai incluir desafios tecnológicos e bolsas de estudo em cursos técnicos – considerados importantes portas de entrada para trabalhar na atividade.

A iniciativa, chamada Meninas em Ação, faz parte da Ação Coletiva Interligadas, lançada este ano no Brasil e realizada, de forma piloto no país, no CTGAS.

O Interligadas é uma iniciativa da Rede de Mulheres na Energia Solar (MESol), em conjunto com o Projeto Profissionais do Futuro – desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da agência alemã GIZ.

O desafio para as estudantes integra uma série de eventos promovido esta semana, na capital potiguar, para incentivar mais inclusão e oportunidades para meninas e mulheres no setor de energias renováveis.

“Vamos receber meninas que estão no último ano do ensino médio na Escola Estadual Edgar Barbosa, no Instituto Padre Miguelinho, na Escola Estadual Nestor Lima e no IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte)”, diz a assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, que lidera ações da instituição na área de diversidade, Amora Vieira.

São meninas na faixa dos 16 anos e a ideia, segundo a assessora, é plantar sementes para que identifiquem oportunidades de qualificação e carreira em um setor que cresce em ritmo acelerado e em que busca-se mais igualdade de participação para as mulheres.

“O objetivo é estimular a participação feminina em cursos profissionalizantes e postos de trabalho na área, em um contexto em que a atividade está a todo vapor, mas com participações desiguais entre os sexos. Os homens ainda predominam e o que vamos buscar é cada vez mais igualdade”, diz Amora Vieira.

Uma das metas estabelecidas pelo Interligadas é, até o final de 2023, elevar de 7% para 20% o número de mulheres egressas em cursos de formação profissional técnica nos SENAIs do país e nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).

Atualmente, segundo a Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena), as mulheres ocupam apenas 32% dos empregos relacionados às energias renováveis no mundo, setor que tem previsão de gerar até 42 milhões de empregos em escala global até 2050.

O INTERLIGADAS EM NATAL
Na segunda-feira, dia 7, também por meio do Interligadas, o Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, complexo que engloba o CTGAS-ER, sediou o primeiro curso de sensibilização “promover a presença de mulheres na área de energias renováveis”, tendo como público alvo equipes de gestão e educação do CTGAS-ER e representantes de escolas públicas convidadas.

Na terça-feira (08), o Interligadas foi oficialmente apresentado ao público em Natal, durante o Fórum de Energias Renováveis que o SENAI-RN, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte e o SEBRAE-RN promoveram no hotel Holiday Inn.

A iniciativa foi inserida no painel Diversidade e Inclusão, quando o tema “Como as mulheres estão ingressando e podem ingressar mais no setor de energia” foi discutido pela diretora da consultoria MaisArgumento e consultora sênior da GIZ, Fabiana Dias, pela gerente de sustentabilidade da AES Brasil, Andrea Santoro, e pela analista da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Juliana Durão. O painel foi mediado por Amora Vieira e contou com participação, na plateia, de estudantes que estarão nesta quinta no Meninas em Ação.

MENINAS EM AÇÃO
Já nesta quinta-feira (10), fechando a programação prevista para a semana, entra em cena o “Meninas em Ação”.

A discussão de temas como equidade e presença de homens e mulheres no setor de energia e rodadas de diálogos com mulheres que atuam profissionalmente na área e que compartilharão inspirações para o grupo estão na pauta, mas não só isso.

“As meninas também participarão de dois desafios especiais durante a programação: um desafio tecnológico envolvendo energia solar e outro, de comunicação, em que o melhor post nas redes sociais relatando a experiência conta pontos na competição – e ajuda a espalhar a semente para outras meninas, de que essa é uma possibilidade real para os estudos e a carreira”, acrescenta Amora.

Bolsas de estudos para cursos técnicos do SENAI-RN e certificados estão previstos como premiação. Dentro da programação, elas também visitam a indústria potiguar SterBom, uma das empresas do Rio Grande do Norte que têm investido cada vez mais na geração de energia a partir de módulos fotovoltaicos. A ideia é que conheçam a indústria e vejam a aplicação da energia solar na prática.

Caroline Dutra, assessora técnica em Energia da GIZ, ressaltou durante o Fórum de Energias Renováveis que a busca por igualdade de gênero no mercado “não é a mulher ocupando vagas de homens”. “O que está se buscando é ir junto. Uma soma de esforços”, acrescentou.