De emprego ao futuro do setor: SENAI-RN divulga programação da Arena Eólica do “Fórum de Energias”

20/10/2022   11h21

O setor de energia eólica é um dos que estarão no centro dos debates durante o Fórum de Energias Renováveis, em Natal. Evento também terá Arena Solar

Que profissionais a nova indústria de energia eólica do Brasil vai contratar? Onde estão as vagas de emprego e como aumentar as chances de conquistar a sua? Como as mulheres estão ingressando e podem ingressar mais na atividade? E qual o futuro do setor no Rio Grande do Norte, o estado que lidera a geração eólica?

Essas e outras questões serão discutidas nos dias 08 e 09 de novembro em Natal, na Arena de Energia Eólica que o SENAI-RN vai comandar no “Fórum de Energias Renováveis”, na capital. Detalhes da programação foram divulgados nesta quinta-feira (20) pelo SENAI.

A apresentação de uma análise inédita do MAIS RN, núcleo de pensamento e planejamento estratégico do Sistema FIERN, elaborada a pedido do SENAI, será um dos destaques, apontando como a energia eólica faz crescer a economia nos municípios.

Representantes da empresa pública alemã GIZ, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e das gigantes do setor eólico Vestas e AES Brasil estão entre os nomes confirmados na grade de palestrantes.

O presidente do Sistema FIERN – que engloba SENAI, SESI, IEL e a Federação das Indústrias do Estado – e da Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE), da FIERN, Amaro Sales de Araújo, lembra que a última edição presencial do Fórum de Energias Renováveis foi realizada antes da pandemia e conquistou um “sucesso total”. “Eu acredito que vamos ter também um grande sucesso nesta segunda edição, que será um marco em um momento em que o mundo está discutindo esse tema e, certamente, trará uma grande contribuição a respeito”, disse.

As inscrições para participação do público estão abertas no site: https://forumdeenergias.com.br/. O Fórum será promovido no Hotel Holiday Inn.

O FÓRUM
O Fórum de Energias Renováveis é realizado de forma conjunta com a COERE e o SEBRAE-RN.

Além da Arena Eólica, o evento terá uma Arena específica promovida pelo SEBRAE com palestras e paineis voltados à energia solar. Gestão e potencialização de negócios, regulação e tendências da atividade estarão em pauta.

Inscrições estão abertas no site do evento. A expectativa das instituições organizadoras é reunir 500 participantes presencialmente no Hotel Holiday Inn

A expectativa das instituições organizadoras é reunir 500 participantes presencialmente no Fórum, entre empreendedores/as do setor de energia, profissionais da área; entidades representativas; Rede SEBRAE/SENAI e parceiros.

O evento incluirá discussões em duas arenas temáticas, focadas em energia eólica, solar e em pautas convergentes, com palestras que atendem a públicos nas duas áreas. Abrangerá, ainda, um espaço talks, com discussões sobre Gestão de Negócios Solares, e um espaço Network, para facilitar a interação entre os/as participantes.

Amora Vieira, assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, e Maezia Teodora, coordenadora de projetos de energia no SEBRAE-RN, observaram, durante o lançamento do evento, que o Fórum deverá incluir palestras e paineis com insights e discussões que vão desde desafios e oportunidades para a atividade, até empregabilidade, profissões do futuro, diversidade e inclusão no mercado, regulação, tendências, potencialização de negócios e novas fronteiras, como a energia eólica offshore – a energia prevista com a implantação de parques eólicos no mar.